Host family: O que é e quais são as suas principais vantagens

Quando viajamos para fora do nosso país de origem para fazer um intercâmbio, é comum sentirmos falta de um ambiente mais “família” em nossas acomodações, algo que dê todo o aconchego e o sentimento de se estar em casa. Por conta disso, uma das melhores opções de acomodação são as host family.

Primeiramente, as host family são apenas um dos vários tipos de acomodação para escolher durante o seu planejamento de intercâmbio, há residências estudantis (semelhantes ao que chamamos de repúblicas aqui no Brasil), os alojamentos das escolas de idiomas ou colleges/universidades, você pode alugar um apartamento… Porém nenhum deles oferece a mesma experiência de uma homestay.

Em uma host family, você estará inserido na casa de uma família que optou por receber estudantes internacionais durante o seu período de intercâmbio, logo, você estará completamente inserido dentro da dinâmica de uma família canadense. Além disso, você terá mais vantagens como:

  • Imersão na cultura da família
  • Vivência no idioma 24 horas por dia
  • Intercâmbio cultural
  • Criação de laços

Imersão na cultura de uma host family

Quando você opta por uma host family, você está assinando o seu passaporte para viver o dia-a-dia de uma família típica do país que você escolheu para fazer seu intercâmbio, bem como seus costumes, seus horários, sua rotina…

No caso de um intercâmbio para o Canadá, esta é uma oportunidade única para você se sentir um verdadeiro canadense por conta da convivência diária, portanto, aproveite para fazer os passeios que a família mais curte, sente-se com eles para assistir seus programas de TV favoritos, cozinhem juntos e muito mais! Logo você terá incorporado toda sua rotina e costumes!

Vivendo o idioma 24 horas por dia

Tomando o Canadá como destino para um intercâmbio de idiomas, você pode optar por estudar inglês ou francês. Na maior parte dos casos, sua host family se comunicará em inglês, porém, a província do Quebec se comunica majoritariamente em francês.

Não importa se é inglês ou francês, não há nada melhor para o aprendizado de um idioma novo do que vivê-lo 24 horas por dia. Além do contato com seus colegas de classe durante o dia, toda sua comunicação em sua homestay será no inglês ou no francês, suas conversas na hora do jantar, suas leituras, os programas de TV…

No início, pode parecer uma tarefa complicada, mas não se preocupe, é certo que em poucos dias você já vai conseguir ter uma percepção e uma absorção melhor do idioma justamente por conta dessa imersão diária.

Intercâmbio cultural

A oportunidade de estar com uma host family é ótima não só para você aprender a cultura local, mas também para ensinar e mostrar a sua cultura e é este um dos pontos mais interessantes de um intercâmbio.

Poder mostrar os costumes, tradições e curiosidades do seu país de origem é proporcionar uma troca enriquecedora para todos. Pode ser uma música que você goste, uma receita que é marca registrada de algum familiar querido, um vídeo, um filme, qualquer coisa que remeta ao Brasil, certeza que será uma experiência única para sua host family.

Criando laços duradouros com sua host family

Tudo o que citamos acima culmina em um resultado comum: A criação de laços com a sua host family. Toda sua convivência diária com os membros da família, os jantares juntos, passeios e momentos de confraternização serão peças chave para a criação de laços que durarão até depois do intercâmbio.

Muitos alunos mantiveram o contato com suas host family após os estudos, provando que o intercâmbio é mais do que apenas aprender um idioma, é construir experiências e laços duradouros.

Se você quer viver uma experiência parecida em uma host family, que tal agendar uma consultoria gratuita com nosso time de consultores? Estamos esperando por você!

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário