Perguntas frequentes

Ter dúvidas é absolutamente normal, ainda mais se tratando de uma jornada no exterior. Então, respondemos às dúvidas mais comuns aqui. Ainda assim, não deixe de nos contatar caso tenha mais perguntas, OK?

Intercâmbio

Aprender um Idioma no exterior 

Realmente,  essa não é uma escolha simples, mas com a consultoria da HiBonjour vamos te apresentar as melhores opções de escolas e destinos de acordo com o seu perfil e objetivos individuais. De qualquer forma, alguns pontos que devem ser levados em consideração na escolha da escola ideal são: Objetivos, localização, custo, referências.

Sim, é necessário. Além de ser extremamente importante para eventuais emergências médicas ou para outros detalhes da viagem, para alguns programas é obrigatório ter seguro viagem.

Não, você pode fazer um curso de idioma no exterior sem saber nada de inglês. Claro, quanto mais você souber, será melhor para o seu dia a dia, mas não existe um requisito mínimo do idioma.

O estudante tem direito à permissão de trabalho part-time (20h por semana) desde o primeiro dia de aula.

É uma casa de uma família comum, como a sua, que decidiu abrir suas portas para receber um ou mais estudantes de intercâmbio. Estas famílias levam o nome de host family.

Em uma casa de família você terá um quarto ou dividirá com outros estudantes, dependendo do número de intercambistas ou da configuração da casa, mas o mais importante e também o mais interessante, é que você terá a vivência de rotina daquela família e terá a experiência de viver como um típico residente do país que você escolheu para estudar.

Você já assistiu aqueles filmes nos quais os personagens são universitários e moram em casas ou conjuntos de apartamentos com outros estudantes? Isso é uma residência estudantil, muito parecido com o que chamamos de repúblicas estudantis aqui no Brasil.

À primeira vista, o funcionamento é muito semelhante e você terá o seu próprio quarto ou dividirá com outros estudantes, podendo ser, ou não, da mesma instituição de ensino que você estuda.

As residências estudantis podem ser de propriedade da escola ou ser controladas por empresas especializadas, geralmente em parceria com as instituições.

A HiBonjour tem como diferencial um atendimento personalizado, por isso procuramos acompanhar nossos estudantes antes, durante e depois do programa. Para melhor atendê-los, buscamos conhecê-los profundamente bem para recomendar o programa que mais se encaixa em cada perfil, garantindo assim, a melhor e mais recompensadora experiência possível.

Sim, para estudar um idioma no exterior, normalmente em cursos gerais o aluno é quem define a duração do intercâmbio, de acordo com o seu orçamento e tempo disponível para estudar. Alguns programas específicos vão exigir um tempo mínimo de estudo. Converse com a consultoria HiBonjour para entender melhor todas as possibilidades disponíveis.

As acomodações disponíveis podem variar de acordo com a escola, porém existem duas alternativas:

Casa de família (Homestay)

Residência Estudantil

As datas são flexíveis, geralmente tem novas turmas iniciando nas segundas-feiras (sim, em todas do ano). Os cursos acontecem durante todo o ano, com algumas semanas de férias e são interrompidos por alguns dias nas festas de fim de ano. Caso haja algum feriado na segunda-feira prevista, o início do curso é transferido para a terça-feira.

Intercâmbio

Para adolescentes

As acomodações variam de acordo com a escola e destino escolhido. Os alunos podem ficar em residência estudantil com supervisão 24 horas ou em casas de famílias.

Sim, porém as passagens aéreas normalmente estão fora do pacote. Os pacotes costumam incluir: curso de idioma, atividades extras, alimentação, transfer e acompanhamento de um group leader. 

Boarding Schools são as escolas nas quais o intercambista vive nas dependências de um dormitório estudantil. Os estudantes são acompanhados  por “mentores”, funcionários da própria escola que, na maioria das vezes,  também vivem no campus. Essa modalidade é muito comum em  escolas particulares na Inglaterra, EUA, Canadá, Irlanda e Suíça, por exemplo. É uma experiência bem diferente  da acomodação em casa de família, pois a maioria dos seus colegas de campus são alunos internacionais. É uma vivência muito rica para o  intercambista pois a vida do estudante gira em torno da escola, que é o ambiente em que ele estuda, faz suas refeições, dorme, faz amizades e cria fortes vínculos.

Importante destacar que não há diferença de qualidade de ensino e em ambas as modalidades o aluno terá direito à hospedagem e refeições. As escolas públicas do programa têm ensino de alta qualidade e excelente infraestrutura. A maioria oferece uma variedade enorme de atividades extracurriculares e disciplinas que não encontramos em nossa grade curricular brasileira. Para quem procura uma imersão autêntica em outra cultura, o Public High School é a opção perfeita.

Já as Escolas Privadas contam com grande prestígio acadêmico e são um passaporte para quem deseja ingressar nas universidades mais cobiçadas. O ensino é mais focado em preparar o aluno para a vida profissional e acadêmica. As escolas do Private High School atendem a perfis específicos de estudantes: os que pretendem conquistar uma vaga em uma faculdade de alto reconhecimento acadêmico, os que já estão focados na carreira profissional, e os que buscam uma carreira esportiva de sucesso. Os alunos que optam por essa modalidade podem escolher a escola e a cidade de destino.

A duração pode variar de acordo com o país, mas normalmente o programa tem duração de 5 meses (semestre letivo) ou 10 meses (Ano letivo).

Fique tranquilo que a HiBonjour vai cuidar de todos os detalhes para você, mas normalmente os documentos exigidos são:

Passaporte dentro da data de validade;

Visto dentro da data de validade (quando exigido pelo país de destino da viagem);

RG original;

Autorização original de menores viajando desacompanhados;

Carta de custódia para menores de idade.

Adolescentes entre 12 e 17 anos que querem viver as melhores férias da sua vida no exterior! 

Imigração

Através do estudo

É um dos caminhos mais rápidos e seguros para a Imigração. O Canadá, por exemplo, oferece muitas facilidades para os aplicantes dessa modalidade e, em alguns casos, ainda dá a chance de o estudante trabalhar em meio periodo, o que ajuda no orçamento. Além disso, é a melhor maneira de criar um networking no novo país e ficar por dentro do mercado de trabalho.

Ensino Superior

No exterior

O processo de aplicação é bem diferente do Brasil.  Na maioria dos casos, é um processo de candidatura onde o estudante será avaliado por completo. Normalmente, são exigidos testes de proficiência do idioma, documentos acadêmicos e outros.

Sim, é necessário. Além de ser extremamente importante para eventuais emergências médicas ou para outros detalhes da viagem, para alguns programas é obrigatório ter seguro viagem.

Sim, porém a maioria das bolsas de estudos são parciais. Cada instituição de ensino terá seus próprios requisitos para aplicação de bolsas.

Bacharelado: Deve possuir um bacharelado ou equivalente de uma instituição reconhecida. Alguns programas de mestrado podem requerer um diploma relacionado ao campo de estudo.

Desempenho Acadêmico: É necessário demonstrar um bom desempenho acadêmico durante o curso de graduação;

Proficiência no Idioma: Geralmente, são aceitos os exames IELTS ou TOEFL para inglês e TEF para francês. Em muitas instituições também são aceitos os programas Pathway ou Duolingo, dependendo do destino. 

Cartas de Recomendação e Declaração de Propósito: Pode ser necessário fornecer cartas de recomendação e uma declaração de propósito que destaque objetivos acadêmicos e interesse no programa escolhido.

Currículo: Apresentar um currículo detalhado com experiência e|ou formação na área de interesse.

Recursos Financeiros para o visto: Demonstrar recursos financeiros suficientes para cobrir despesas como matrícula, moradia, etc.

É uma instituição de ensino (pública ou privada) que tem foco maior em ensino profissionalizante e prepara de maneira mais rápida para o mercado de trabalho, o que atrai muitos estudantes. Os cursos, geralmente, têm uma duração mais curta, mas isso pode variar bastante entre 6 meses e/ou até 4 anos. Elas oferecem diferentes tipos de curso, como Certificados, Diplomas, Bacharelados e Pós-Graduação

Career Programs estão entre os programas mais procurados pelos estudantes no Canadá por diversos fatores. Por possuírem um componente de estágio chamado “CO-OP”, eles são conhecidos como programas de estudo e estágio e permitem até 20 horas de trabalho por semana enquanto você estuda. Quer melhor maneira de praticar o seu inglês e bancar o seu intercâmbio que esta?

Em sua maioria, sim. Na maioria dos países os alunos têm permissão para trabalhar enquanto fazem um programa de ensino superior, por exemplo: Canadá, Irlanda, Austrália, EUA, Inglaterra, Alemanha e Espanha. Entre em contato com um consultor HiBonjour para entender melhor como funciona.

A diferença entre universidade e college é que as universidades oferecem uma variedade de programas acadêmicos, incluindo graduação, pós-graduação e doutorado, enquanto os colleges focam mais em programas técnicos e vocacionais. Geralmente, as universidades se aprofundam mais em teoria e pesquisa. Por outro lado, os colleges tendem a ter um foco mais prático e orientado para o mercado de trabalho, oferecendo diplomas de graduação e certificados em áreas específicas, como tecnologia, saúde e negócios.

Grande parte das universidades e instituições de ensino exigem um nível avançado, comprovados através de um exame de proficiência.

A duração do curso varia de acordo com o tipo de curso, mas existem opções de curta duração de 6 meses até 4 ou 5 anos.

Caso não tenha o nível mínimo de inglês, o estudante pode fazer o programa PATHWAY, que é o curso de língua  focado em estudantes que precisam melhorar o idioma para ingressar no College. Em alguns casos, é possível fazer esse programa no próprio College onde o aluno vai estudar, sendo assim, não é necessário fazer prova de proficiência ao final do Pathway.

Estudar e Trabalhar

No exterior

Sim, é necessário. Além de ser extremamente importante para eventuais emergências médicas ou para outros detalhes da viagem, para alguns programas é obrigatório ter seguro viagem.

O estudante tem direito à permissão de trabalho part-time (20h por semana) desde o primeiro dia de aula.

Não, você pode embarcar em qualquer época do ano, dependendo do programa escolhido. No caso dos destinos que permitem trabalho através de um curso de idioma de longa duração, você pode embarcar em qualquer época. Mas, lembre-se de se programar com antecedência para fazer os processos e envio de documentação com tranquilidade.

Não, todos os estudantes que participam de programas de estudo e trabalho precisam buscar emprego diretamente no destino de estudo escolhido. Mas, fique tranquilo, a HiBonjour prepara todos os alunos antes do embarque e oferece todas as informações e dicas necessárias para que você tenha em mãos as ferramentas necessárias para conseguir um emprego.

Os cursos vocacionais, conhecidos como VET (Vocational Educational Training), são profissionalizantes sem curso de inglês vinculado. Por isso, para ingressar nesse programa, é essencial ter um nível mínimo do inglês de intermediário para avançado. O VET é focado no aperfeiçoamento de uma profissão.

Cada país terá suas próprias regras e exigências para emitir a permissão de trabalho para estudantes estrangeiros. Entre em contato com um consultor HiBonjour para conhecer as opções que mais combinam com você.

Os programas de estudo e trabalho são destinados a alunos com idade mínima de 18 anos. O ideal é que os estudantes apresentem nível intermediário do idioma para trabalhar no exterior.