Brasileiros no Canadá têm até o dia 04 de maio para regularizar situação eleitoral

Os brasileiros maiores de 16 anos que moram no Canadá podem pedir transferência de domicílio eleitoral ou mesmo solicitar a primeira via do documento pela internet para votar este ano para presidente do Brasil. Apesar deste ano eleitoral envolver a eleição de outros cargos como governadores, senadores e deputados, os brasileiros residentes no exterior só podem votar para o cargo presidencial. 

Os serviços eleitorais (inscrição, transferência e revisão – atualização de dados pessoais e/ou endereço/mudança de domicílio eleitoral) para os residentes no exterior, em função da pandemia, ainda estão sendo feitos de forma online pela ferramenta Título Net Exterior. Qualquer dessas solicitações só pode ser feita até 151 dias antes das eleições, ou seja, até o dia 04 de maio. Por isso, se você deseja votar, se antecipe para não perder o prazo! 

Para fazer a solicitação da transferência de domicílio eleitoral é necessário entrar neste link – “Iniciar requerimento” – e preencher um formulário eletrônico. Além disso, é preciso apresentar os seguintes documentos:

  • documento oficial de identificação: certidão de nascimento, certidão de casamento, Registro Geral (RG), passaporte com filiação, carteira de trabalho e previdência social (CTPS), entre outros;
  • comprovante de residência;
  • comprovante de quitação eleitoral (se for o caso);
  • comprovante de quitação militar para os cidadãos do sexo masculino com idade entre 18 e 45 anos.

O requerimento será processado pela Zona Eleitoral do Exterior (ZZ), vinculada ao Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE/DF) e o processamento pode ser acompanhado via e-mail ou pelo link “Acompanhar requerimento”.

Após o processo ser concluído, a sua Zona Eleitoral será no consulado do Brasil mais próximo do seu endereço residencial. No dia da eleição, que acontece no mesmo dia do Brasil, você deverá votar ou no próprio consulado ou em um local próximo que eles definem e informam antecipadamente aos eleitores.

Em caso de dúvida sobre a sua situação junto à Justiça Eleitoral, é possível verificar pelo aplicativo e-Título. Pela ferramenta também é possível visualizar o seu título eleitoral digital, substituindo o documento em papel no dia das eleições. Basta fazer o download gratuito no celular ou tablet de qualquer plataforma (Android e iOS)

Para consultar a sua situação eleitoral acesse:

https://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/copy_of_consulta-por-nome

Contatos:

Zona Eleitoral do Exterior (ZZ): atende os eleitores brasileiros que possuem domicílio eleitoral no exterior e os brasileiros residentes no exterior que pretendem se alistar ou transferir suas inscrições para outros países:

E-mail: eleitor.exterior@tre-df.jus.br

Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor (segunda a sexta-feira (dias úteis), das 12 às 19 horas): 

CATE/SIC: (+55) (61) 3048-4000, (+55) (61) 99674-5453, (+55) (61) 99674-5446, (+55) (61) 99262-1743 ou (+55) (61) 99164-7161.

Mais informações podem ser acessadas aqui:  http://www.tre-df.jus.br/eleitor/eleitor-no-exterior/eleitor-no-exterior e http://www.tse.jus.br/eleitor-e-eleicoes/servicos/eleitor-no-exterior/servicos-eleitorais-no-exterior.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

Chat via Whatsapp
Send via WhatsApp