Canadá é pentacampeão em qualidade de vida em 2020

Quando você pensa em qualidade de vida, o que imagina? Basicamente, pensamos em ter dinheiro suficiente para pagar as contas das necessidades básicas, como boa alimentação, uma casa confortável, tudo o que estiver relacionado à saúde e bem-estar; e tempo, que tanto nos falta no frenético estilo de vida moderno. Sem falar na segurança, claro. E é justamente esse combo que muitos brasileiros que imigram para o Canadá procuram. Foi assim com Lívia Maria Lima e Renan Lucena. 

O casal resolveu arrumar as malas e trocar a vida na cidade do Recife, capital pernambucana, por Kitchener, Ontário, em novembro de 2017. Renan, com a consultoria da Hi Bonjour, aplicou para o Conestoga College e foi aprovado para o curso de Robotics and Industrial Automation. Logo que terminou os estudos, como tinha direito ao visto de trabalho por ter cursado o college, já conseguiu emprego como engenheiro em uma fábrica da região.

Depois de pouco mais de três anos vivendo no Canadá, Renan, que hoje é Project Engineer em uma fábrica de móveis de exterior – que utiliza tampinhas de garrafas recicláveis como matéria-prima – afirma que, aquilo que buscavam tornou-se realidade. “Nós vivenciamos e conseguimos enxergar a qualidade de vida aqui. Principalmente em relação à segurança das cidades, salário mínimo justo, poder de compra, sistema de saúde público que funciona, escolas públicas de qualidade. Lógico que aqui também existem problemas, mas eles estão em uma escala bem menor do que os que víamos no Brasil”, explica. 

A percepção de Renan não é isolada. Pela quinta vez consecutiva, o Canadá foi eleito o país com a melhor qualidade de vida do mundo para se viver. Na frente, inclusive, de países nórdicos que sempre ocupam boas posições nesse ranking. O estudo conduzido pelo grupo BAV, uma unidade da empresa de comunicações de marketing global VMLY&R e a Wharton School da Universidade da Pensilvânia, entrevistou mais de 20 mil pessoas e avaliou 73 países.

Nove atributos relacionados à qualidade de vida de um país foram listados no questionário: (1) bom mercado de trabalho, (2) acessibilidade, (3) estabilidade econômica, (4) estabilidade política, (5) país familiar, (6) igualdade de renda, (7) segurança, (8) sistema de educação pública bom e desenvolvido e (9) sistema de saúde pública bom e desenvolvido. 

Na visão dos entrevistados pela pesquisa, o Canadá é o primeiro da lista quando se trata de um país politicamente estável. Ocupa o quarto lugar por ter um sistema de ensino público bem estruturado e o segundo lugar por possuir um bom mercado de trabalho. Ainda é considerado o país com o sistema de saúde mais desenvolvido. Ao somar todos os pontos obtidos pela pesquisa, ficou em primeiro lugar quanto à qualidade de vida.

Confira abaixo o ranking dos 10 países com melhor qualidade de vida em 2020: 

1.- Canadá

2.- Dinamarca

3.- Suécia

4.- Noruega

5.- Austrália

6.- Países Baixos

7.- Suíça

8.- Nova Zelândia

9.- Finlândia

10.- Alemanha

Mais sobre o Canadá

O país tem um vasto território e é o segundo maior do mundo, atrás apenas da Rússia. Ocupa cerca de dois quintos do continente norte-americano. Ao todo, são 35,5 milhões de habitantes, o que faz do Canadá, que tem um extenso território, pouco povoado. As belezas naturais e selvagens fazem parte da identidade do país que é internacionalmente conhecido por acolher imigrantes.  

Quer saber sobre como imigrar para o Canadá? Entre em contato conosco.

Fontes:

U.S News & World Report: https://www.usnews.com/news/best-countries/quality-of-life-rankings

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

Chat via Whatsapp
Enviar via WhatsApp