Cultura do Canadá: saiba tudo sobre as tradições do país

|  Isaac Melo

O Canadá é certamente um dos países mais procurados do mundo quando falamos de estudo, trabalho e imigração. Os incentivos governamentais para imigração, a grande variedade de programas de estudo, a grande oferta de empregos e a qualidade de vida, contribui para o país ser um dos mais atrativos do mundo. A cultura do Canadá também é um fator decisivo na hora de escolher o destino de estudos ou imigração.

As tradições canadenses misturadas com a multiculturalidade oriunda da imigração de pessoas dos quatro cantos do planeta, resultam em um país diverso, harmônico e que, com certeza, proporcionará uma experiência única para todos que morarem no país. Mas afinal, como é a cultura do Canadá?

A cultura do Canadá vem de uma combinação de elementos culturais do Reino Unido e da França, combinadas às tradições dos povos indígenas que habitavam o atual território canadense. Entre estes povos, podemos citar:

  • Intuítes
  • Métis
  • Primeiras Nações

Essa fusão de culturas resultou no que hoje é a cultura do Canadá após séculos de transformações e adaptações.

Canadá: um país bilíngue

Um dos principais marcos da cultura do Canadá é o bilinguismo. Por ser um país colonizado tanto por franceses quanto por ingleses, o Canadá possui as duas línguas como idiomas oficiais.

O Québec por exemplo, é uma província majoritariamente francófona, Montreal é uma cidade bilíngue enquanto Québec City é a maior cidade francófona do mundo depois de Paris.

Você pode ainda perceber influências francesas e inglesas na arquitetura das cidades, por exemplo, o bairro Gastown em Vancouver tem seus prédios erguidos com a clássica arquitetura vitoriana, enquanto o distrito de Old Québec é uma viagem no tempo e no espaço para a França.

Multiculturalidade

Muito da cultura do Canadá é pautada na multiculturalidade. Segundo dados do IRCC – Immigration, Refugees and Citizenship Canada, o Canadá recebeu, em 2022, 550 mil novos estudantes internacionais, totalizando mais de 807 mil estrangeiros matriculados em colleges, universidades, escolas de idiomas e outras instituições educacionais. Estes números são relevantes pois a principal forma de adquirir a residência permanente no país é através dos estudos.

Entre os países de origem destes estudantes, podemos destacar como exemplo, Japão, Coréia, China, França e claro, o Brasil!

O resultado dessa multiculturalidade é um país com maior tolerância e igualdade perante à diversidade cultural, étnica, de gênero, religiosa e de crença do país, se tornando um local seguro com políticas de inclusão e proteção.

Esportes

Se existe um esporte que é símbolo da cultura canadense, é o hóquei no gelo (ice hockey).

Enquanto boa parte do mundo tem o futebol como esporte mais popular, o Canadá é um ponto fora da curva, assim como seu vizinho Estados Unidos. Enquanto os estadunidenses nutrem uma paixão pela NBA (basquete) e pela NFL (futebol americano), os canadenses nutrem pelo hóquei.

A National Hockey League, a liga de hóquei no gelo profissional do Canadá e dos Estados Unidos, arrasta multidões para as modernas arenas do país para acompanhar times como Montreal Canadiens, Edmonton Oilers, Calgary Flames e Toronto Maple Leafs.

O hóquei é tão enraizado na cultura canadense, que existem ligas regionais de hóquei, como a Ontario Hockey League para atletas de 16 aos 21 anos de idade.

Natureza

Outro símbolo da cultura do Canadá é a sua natureza, repleta de paisagens naturais de tirar o fôlego.

A variedade de lagos, rios, florestas e cordilheiras, como as Montanhas Rochosas e a Cordilheira dos Apalaches, fazem do Canadá um dos países com maior diversidade natural do mundo.

A fauna do país engloba ursos, alces, lobos, lontras, raposas, baleias, coiotes, pumas, peixes, renas e uma grande variedade de espécies de aves como as águias e claro, o castor, o animal que é símbolo do país. retratado em diversas ilustrações, geralmente vestindo trajes da guarda florestal.

A natureza é, portanto, o símbolo de todo país, com o governo atuando de forma constante na preservação e proteção da fauna e da flora.

Gastronomia

A gastronomia é outro símbolo da cultura do Canadá, originária da herança indígena, francesa, inglesa e da fusão existente de culturas no país.

O vasto território contribui para uma diversidade de pratos regionais, como o Poutine, prato típico do Québec, preparado com batatas fritas e queijo coalho.

Já o Bannock é um prato originário dos povos indígenas canadenses, preparado com pão frito ou assado com recheios doces ou salgados.

A herança dos povos nativos também pode ser traduzida em pratos como Kiviak, Soppuq, Akutaq e o Muktaaq, muito comuns no norte do país, na região do Ártico.

O Canadá é um dos países mais fascinantes do mundo e você pode realizar o sonho de estudar, trabalhar ou imigrar para o país e aproveitar tudo que há de melhor no Gigante do Norte.

Entre em contato com a HiBonjour e venha descobrir o que a cultura do Canadá tem a oferecer para você!

Deixe um comentário