Sem dúvidas, um dos pontos mais importantes quando estamos definindo o nosso plano de intercâmbio é a nossa acomodação.
Sua acomodação será o seu novo lar durante toda sua estadia no exterior, por isso, é muito importante definir com muita assertividade qual será o tipo que você irá escolher. Além disso, quando vamos estudar no exterior, é preciso se atentar se a acomodação será próxima ou mais afastada do college/escola, se você terá boas opções de transporte, lazer e muitas outras questões.
Nesse sentido, o primeiro passo é definir qual o tipo de acomodação estará disponível para você decidir. É claro que todas elas tem as suas vantagens e desvantagens, como alimentação inclusa ou não, sendo necessário bastante atenção no momento de escolher. Os tipos mais comuns são:
- Homestay
- Residência estudantil
- Campus
- Apartamentos/casas
Homestay
Homestay é basicamente uma casa de família, como já sugere o nome. É uma casa de uma família comum, como a sua, que decidiu abrir suas portas para receber um ou mais estudantes de intercâmbio, estas famílias levam o nome de host family.
Em uma homestay você terá um quarto ou dividirá com outros estudantes dependendo do número de intercambistas ou da configuração da casa, mas o mais importante e também o mais interessante, é que você terá a vivência de rotina daquela família e terá a experiência de viver como um típico residente do país que você escolheu para estudar.
Ou seja, é uma oportunidade incrível para se aprofundar e conhecer mais do idioma que você está estudando, como gírias e expressões, criar laços e conhecer de perto uma cultura nova!
Residência estudantil
Você já assistiu aqueles filmes onde os personagens são universitários e moram em casas ou conjuntos de apartamentos com outros estudantes? Isso é uma residência estudantil, muito parecido com o que chamamos de repúblicas estudantis no Brasil.
À primeira vista, o funcionamento é muito parecido, você terá o seu quarto ou o dividirá com outros estudantes, podendo ser, ou não, da mesma instituição de ensino que você estuda.
Enquanto nas homestay você mergulha na rotina de uma família local, aqui você terá contato com pessoas de várias partes do mundo, vindos de culturas diferentes, com costumes e vivências diferentes, indo de encontro com a multiculturalidade.
As residências estudantis podem, ou não, ser de propriedade da escola, da agência de intercâmbio ou são controladas por empresas especializadas, geralmente em parceria com as instituições.
Além disso, há vários tipos de residências estudantis, em alguns casos, a residência estudantil pode ser um pequeno apartamento individual, eliminando a necessidade de dividir com outros estudantes. É importante sempre checar essas características antes, se for uma condição relevante para você!
Campus
Primeiramente, é importante dizer que não são todas as instituições de ensino, que nesse caso em específico são os colleges/universidades, que possuem acomodação em seus campi.
Alguns colleges e universidades que possuem campi com espaço maior, costumam oferecer instalações para acomodar todos os estudantes de intercâmbio. Bem como as residências estudantis, você dividirá o quarto com outro(s) estudante(s) em alas separadas por sexo.
A grande vantagem, além das citadas no tópico anterior, é de precisar de um deslocamento muito pequeno para chegar até as aulas, eliminando a necessidade de transporte público.
Apartamentos e casas
Por fim, temos o aluguel de casas ou apartamentos. Muitas agências de intercâmbio possuem parcerias com empresas especializadas em aluguéis de imóveis para você residir durante o seu período de intercâmbio.
O apartamento é completo, com banheiro, cozinha, sala e quarto e pode ficar perto ou não da sua escola/college, influenciando no preço final.
Além desses, há muitos outros tipos de acomodação para você escolher ao realizar o seu intercâmbio. Agende uma consultoria gratuita conosco agora mesmo!