Qualidade de vida, custo baixo e imigração atraem brasileiros para New Brunswick

O avião sobrevoava a região de New Brunswick e pela janela eles viam apenas uma extensa área verde. Nenhuma casa, nenhum concreto. Levaram um susto. Afinal, será que morando a vida inteira em São Paulo conseguiriam se adaptar a uma cidade tão pequena?

Foi assim que Alisson e Mayra relataram a primeira impressão que tiveram ao chegar à cidade de Moncton, em New Brunswick, em julho de 2019. “Pensávamos que era ainda menor do que imaginamos. No entanto, ao entrar na cidade vimos que ela tinha o seu charme e não era tão pequena quanto pareceu pelo avião”, contou Alisson.

O casal nutria o sonho de fazer um intercâmbio desde 2016 e o Canadá não era a primeira opção. Pensaram na Austrália, mas deixaram o país de lado por conta da alta cotação da moeda local e da escassez de programas de imigração. Foi quando conheceram a opção de imigrar para o Canadá através da frequência de um college e apostaram no projeto. “Fizemos uma consultoria com a Hi Bounjour e nos foi apresentada a opção da cidade de Moncton, que até então nunca havíamos ouvido falar. A cidade se mostrou extremamente atraente pelo baixo custo de vida, preço do college (um dos mais baratos do Canadá), aceitação da prova do Duolingo como proficiência no inglês, e pelos processos de imigração na região”, explicou Mayra. 

Moncton é a maior cidade da província de New Brunswick, localizada na costa leste do Canadá. Com uma população de aproximadamente 780 mil habitantes, é uma das quatro ´Províncias do Atlântico´ e possui três litorais que, juntos, somam 2.250 km de extensão. São 50 praias para aproveitar, principalmente no verão, as águas salgadas de temperaturas mais agradáveis do Canadá (para a alegria dos brasileiros). Além das belas paisagens marítimas, a província é formada por uma extensa floresta. Apenas 20% do território é habitado ou utilizado para a agricultura. Com as quatro estações bem definidas, dá para apreciar as fascinantes paisagens que se formam em cada época do ano. 

O cenário verde, que deu um “susto” no casal paulista na chegada às terras canadenses, agora é motivo de contemplação. “ O que mais gostamos na cidade são as áreas verdes e os parques”. Alisson e Mayra até criaram uma conta no instagram (@passandofrio_ ) para compartilhar o dia a dia em Moncton. 

New Brunswick é formada por oito cidades e apenas um terço da população vive em áreas urbanas. Esses moradores estão concentrados na capital, Fredricton, e nas cidades de Moncton e Saint John. É a única província do Canadá oficialmente bilíngue: 40% da população falam inglês e francês. De acordo com Alisson e Mayra, em Moncton é possível encontrar empregos apenas com o inglês, mas saber falar  francês é um diferencial para conseguir salários e oportunidades melhores.

Imigração

Para enfrentar o envelhecimento da população local e a “fuga” de jovens adultos para outras províncias – o que provoca uma escassez de trabalhadores qualificados -, o governo de New Brunswick tem somado esforços para aumentar o número de imigrantes e mantê-los na região a cada ano. Em 2019, a província bateu um recorde com 6 mil novos recém-chegados, de acordo com o governo do Canadá. Esse número representa um aumento de 30% em relação ao ano anterior. Dados do governo provincial apontam que, mesmo com os atrasos nos processos e as restrições provocadas pela pandemia do novo coronavírus, o número de nomeações emitidas para residentes permanentes em 2020 (1.507) superou 2019 (1.457).

Para Alisson e Mayra, o acolhimento que receberam foi algo que os surpreendeu. “Nos sentimos acolhidos. Claro, que essa é a nossa experiência e não se aplica para todas as pessoas, mas, no geral, aqui sempre encontramos pessoas com um sorriso no rosto, dispostas a nos ajudar”, relatou Mayra.

Segundo um estudo de impacto econômico conduzido pelo Conselho Multicultural de New Brunswick, quase 7 mil imigrantes e residentes não-permanentes ingressaram na força de trabalho da província entre 2011 e 2016, contribuindo com aproximadamente 168 milhões de dólares anuais. Esperando contar cada vez mais com esses trabalhadores para alavancar a economia, o governo provincial planeja aumentar a imigração, recebendo até 7.500 novos moradores internacionais por ano. 

No último censo feito pelo governo do Canadá, em 2016, havia 55 brasileiros morando em New Brunswick. Mas, com certeza, de lá pra cá a comunidade aumentou, como conta Alisson: “a comunidade brasileira é bem forte e ativa por aqui e a quantidade de imigrantes não para de crescer. Existe até a Associação Brasileira de New Brunswick que sempre oferece atividades e dicas legais para os recém-chegados”. 

Planejamento é essencial 

Uma forma de se planejar para imigrar para o Canadá é optando por fazer um college, assim como fizeram Alisson e Mayra. O college nada mais é do que um curso de menor duração e mais voltado ao mercado de trabalho. Geralmente, duram de seis meses a dois anos, porém algumas instituições também oferecem bacharelados.

Em New Brunswick, existe um único college público em inglês, o New Brunswick Community College (NBCC).  O valor da tution anual da instituição é bastante atrativa, considerada uma das mais baratas do país: cerca de 10 mil dólares canadenses.  O NBCC oferece programas certificados, diplomas e pós-graduações em diferentes áreas profissionais: administração, saúde, tecnologia, engenharia, trade, meio ambiente e muito mais. O college possui ao todo 6 campis espalhados pela província e os programas têm duração de um ou dois anos e são muito concorridos, com fila de espera para aceitação.

Para quem quer outra opção, há a Crandall University, que oferece cursos de MBA para estudantes internacionais, com programas que duram de um a dois anos. 

Programas:

Master of Organizational Management

Duração: 1 ano / 3 semestres

Tuition (média): $24,950.00 (valor dos 3 semestres – ou seja: $8,300 por semestre)

Master of Management

Duração: 2 anos (incluindo interneship opcional)

Tuition (média): $15,975.00 por ano

*Proficiência de Inglês exigida:

IELTS 6.5 (mínimo 6.0 em cada banda) 

TOEFL 90 (mínimo 21 em cada banda)

Duolingo 105 (temporariamente aceito)

Emprego

Segundo as estatísticas divulgadas pelo boletim de empregos de New Brunswick, em dezembro de 2020 haviam 3.018 anúncios online de vagas de trabalho. Um número superior ao mesmo período do ano de 2019 (2.896). A maioria das oportunidades se concentram nas cidades de Fredericton, Moncton ou Saint John.

Quanto à natureza desses trabalhos, a maior parte das vagas em dezembro eram para a área de vendas e serviços, em seguida estavam as de negócios, finanças e administração, depois as da área de saúde e, por fim, comércio e transporte empatadas com as de ciências naturais e aplicadas.

Programas de Imigração

Assim como outras localidades do Canadá, a província de New Brunswick conta com seu próprio programa de imigração, o New Brunswick Provincial Nominee Program (NBPNP) que acelera o processo de requerimento de residência permanente para trabalhadores qualificados, bem como empresários experientes e seus familiares que querem se estabelecer na região e assim, contribuir para a economia local. Uma novidade é que no fim de 2020 a província lançou o NB Express Entry Stream, uma nova modalidade para empreendedores e trabalhadores qualificados. Alguns dos critérios exigidos são ter entre 22 e 55 anos, CLB 7 (Canadian Language Benchmarks) e ter interesse em morar e trabalhar em New Brunswick.   

Existe ainda o programa Atlantic Immigration Pilot que é um caminho para a residência permanente de trabalhadores qualificados e graduados internacionais que querem trabalhar e morar em uma das 4 províncias do Atlântico do Canadá – além de New Brunswick, Newfoundland and Labrador, Nova Scotia e Prince Edward Island. Esse é um programa projetado para ajudar os empregadores da região a contratar candidatos qualificados para trabalhos que não puderam preencher localmente. Para imigrar através desse programa, o candidato deve ser um graduado recente em uma instituição pública da região ou um trabalhador qualificado que atenda aos requisitos do programa.

Ficou interessado? Quer saber mais sobre como imigrar para New Brunswick, no Canadá? Entra em contato conosco!

Fontes: 

Government of New Brunswick https://www2.gnb.ca/

Global News CA https://globalnews.ca/news/6545967/new-brunswick-permanent-residents-increase-2019/

New Brunswick Jobs https://www.nbjobs.ca/

New Brunswick Multicultural Council http://www.nb-mc.ca/

New Brunswick Tourism https://www.tourismnewbrunswi

Statistics Canada  https://www.statcan.gc.ca/eng/start

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

Chat via Whatsapp
Send via WhatsApp