A alta demanda por profissionais qualificados na área de Tecnologia da Informação (TI) é uma tendência mundial e pelo atual contexto digital em que vivemos o setor continuará seguindo esse rumo de maneira crescente.
As tecnologias digitais têm modificado os modelos de negócio em todo o mundo e, hoje, muitas empresas contam com um setor de TI ou tem o suporte de alguma empresa terceirizada. O Canadá é um dos países que faz parte dessa tendência e vive um bom momento neste setor que, além de promissor, apresenta diferentes áreas de interesse nas quais o profissional pode atuar e buscar especializações.
Há inúmeras possibilidades de atuação no mercado de trabalho e essa variedade de trabalhos técnicos e especializados significa que há bastante espaço para crescimento profissional e estabilidade na carreira. Os salários no setor variam dependendo do papel do profissional, das responsabilidades e a experiência canadense.
As funções de suporte tendem a estar entre $ 35.000 e $ 70.000 por ano. Já os vários tipos de analistas, administradores e especialistas em garantia de qualidade ganham algo em torno de $ 50.000. A maioria dos papéis de desenvolvedor também está na faixa de médio a alto salário.
No Canadá, o setor gerou uma receita anual de mais de 150 bilhões de dólares nos últimos anos, enquanto contribuiu com aproximadamente 70 bilhões de dólares para o Produto Interno Bruto (PIB) do país a cada trimestre.
A tecnologia da informação também é um importante fornecedor de oportunidades de emprego no Canadá, registrando um total de mais de 900.000 empregos. Muitos desses trabalhos foram gerados pela indústria de serviços profissionais, científicos e técnicos.
Imigrantes no mercado de trabalho de TI
O Canadá tem uma longa tradição de receber bem os imigrantes e atrair os profissionais de diversas áreas para que esses talentos possam contribuir para o crescimento do país. De fato, é um dos lugares mais procurados para esse processo de imigração por pessoas do mundo todo.
Em termos de empregos para a área de TI não seria diferente. Segundo um estudo do Information and Communications Technology Council (Conselho de Comunicação e Tecnologia da Informação) sobre a relação do mercado de trabalho e imigração, os imigrantes são uma força vital para a competitividade e a economia digital do país.
Atualmente, há mais de 40% de imigrantes empregados nessa área, entre residentes permanentes, cidadãos e trabalhadores temporários. Desde 2008, o número de profissionais vindos de outros países aumenta a cada ano, sendo alguns desses já com background na área de TI, enquanto outros mudam de área, mas já possuem formação acadêmica anterior. Apesar da importância dos imigrantes para a economia digital do país, há ainda barreiras e desafios para atrair e integrar esses profissionais ao mercado de trabalho.
Falando em termos de província, Ontário é a que possui o maior número de imigrantes empregados no setor, seguida respectivamente pelo Quebec, depois British Columbia, Alberta, Manitoba, Nova Scotia, New Brunswick, Saskatchewan, Newfoundland and Labrador e PEI. Já a faixa etária desses profissionais gira em torno de 25 a 44 anos de idade.
Entre eles, está o brasileiro Rodrigo Paixão que, primeiramente, veio ao Canadá com a esposa para estudar inglês. Os planos mudaram no meio do caminho e ela foi estudar em um college em Toronto, enquanto ele, que já era da área de TI, trabalhava.
“Meu irmão e sua esposa já moravam no Canadá e eu e ele somos da área de TI. Então, ele sempre me passava informações sobre o mercado daqui, as oportunidades, a qualidade de vida. Foi quando resolvemos encarar o desafio e mudar de endereço.”
Rodrigo Paixão
Rodrigo já atuava no Brasil há 10 anos com desenvolvimento web/mobile e conseguiu o primeiro emprego canadense em apenas 1 semana. Apesar da rapidez, ele afirma que passou pela dificuldade do problema mais comum dos recém-chegados: a experiência canadense. Hoje, atua como líder na área de desenvolvimento do banco RBC, pois focou sua carreira na área financeira e se especializou em plataformas digitais (web e aplicativos mobile) para bancos e empresas de cartão de crédito.
A área de TI tem alta demanda em todas as especialidades e segundo ele, a grande diferença não está na formação, mas está justamente na experiência e dá a dica:
“No Canadá, focamos na experiência do profissional, as empresas e projetos em que ele trabalhou, os tipos de problemas aos quais foi exposto e as soluções oferecidas e qual foi o impacto do projeto, o que é uma das grandes diferenças em relação ao Brasil. No Brasil é extremamente comum a exigência de um funcionário altamente qualificado (formação acadêmica, certificações, cursos), mas pagam um baixo salário”.
Rodrigo Paixão
Áreas em maior demanda e salários em TI
A grande variedade de certificações na área pode dificultar na decisão de qual será o caminho da sua carreira. Sendo assim, algo que ajuda é saber a demanda do mercado, média salarial e ainda as áreas mais populares para contratação.
A empresa Randstad, especializada em gestão de carreira e Recursos Humanos, tem uma lista com as profissões de maior demanda na área de TI nos últimos anos. São elas: Desenvolvedor de software, Engenheiro de software, Suporte técnico, Analista de sistemas, Analista de informações, Garantia
da Qualidade, Desenvolvedor de Java e Desenvolvedor para dispositivos móveis.
Ainda de acordo com a empresa, 65% dos canadenses dizem que o salário é o principal ponto a ser considerado na busca por um novo emprego e a média salarial do setor é bem atrativa. Confira abaixo algumas certificações com o salário médio inicial:
Certificação | Salário médio inicial (por hora) |
Desenvolvedor de software | $ 20,82 |
Engenheiro de software | $ 26,00 |
Suporte técnico | $ 15,00 |
Analista de sistemas | $ 22,60 |
Analista de informações | $ 18,27 |
Programador de Java | $ 20,82 |
Desenvolvedor para dispositivos móveis | $ 20,82 |
Com a constante evolução da tecnologia e o ritmo com o qual isso acontece, o Canadá passa pelo desafio de recrutar mão de obra qualificada para atender a demanda das empresas por talentos tecnológicos. O país é reconhecido como um dos líderes em especialidades tecnológicas emergentes e isso atrai a atenção de gigantes da área tornando a indústria de tecnologia a que mais cresce no país.
Com esse cenário, se você é um profissional que já atua na área ou tem habilidades tecnológicas e quer tentar uma nova carreira, o Canadá pode ser uma ótima opção para uma carreira de sucesso e com estabilidade em TI.