Morar na Irlanda: O guia para a mudança perfeita!

Morar na Irlanda é a vontade de muitos brasileiros por conta da sua ótima qualidade de vida, diversidade cultural, boas oportunidades de emprego e uma forte presença de latinos e brasileiros no país.

Ainda assim, morar na Irlanda seja para estudar, trabalhar ou residir, requer muita atenção em relação aos processos imigratórios locais, acomodações e ao clima!

Se você deseja morar na Irlanda, este post é para você! Preparamos um guia completo com as principais dicas, informações, vantagens e desvantagens de morar neste incrível país.

Como é o clima na Irlanda?

Se você planeja morar na Irlanda, prepare-se para o frio. O clima do país é extremamente gelado e úmido, com muitas chuvas ao longo do ano.

Durante o verão, as temperaturas ficam em média entre os 18ºC e 20ºC. É a época do ano em que o sol se faz mais presente, se pondo após as dez horas da noite.

Na primavera e no outono as temperaturas variam entre 12ºC e 18ºC também, mas no inverno o termômetro bate os -7ºC! Então, se prepare para comprar agasalhos de boa qualidade e aquecedores. 

Quais as melhores cidades para morar na Irlanda?

Uma das cidades mais procuradas para morar na Irlanda é Dublin, a capital. A cidade é repleta de pubs, festivais, museus, restaurantes, boates, feiras e uma infinidade de opções de lazer diurno e noturno.

Por ser a capital do país, possui um custo de vida alto em relação a cidades menores e do interior, Cork, por exemplo, é a segunda maior cidade irlandesa com 125 mil habitantes e possui custos totais de vida com aluguel, alimentação, transportes e despesas gerais 14% mais baixo.

As melhores cidades para se morar na Irlanda são:

  • Cork
  • Limerick
  • Bray
  • Kilkenny
  • Waterford
  • Derry
  • Blackrock
  • Galway

As cidades possuem altos níveis de segurança e oferecem diferenciais como o litoral em Galway, por exemplo, ou um mergulho na época medieval, como Limerick.

A escolha da cidade ideal será de acordo com o seu perfil e com as suas preferências envolvendo estudo, lazer e mercado de trabalho.

Como é a procura de acomodação para morar na Irlanda?

A Irlanda passa por uma forte crise no setor imobiliário, afetando quem pensa em morar na Irlanda e quem já mora no país, seja estrangeiro ou nativo.

O resultado da crise é a alta no valor dos aluguéis principalmente para os estudantes internacionais do país, resultando em ofertas nada atrativas.

Portanto, se planeje para encarar os altos valores de aluguel principalmente se você optar por uma cidade como Dublin, que além de ser um polo de cultura, lazer e entretenimento, possui uma infraestrutura urbana de ponta, logo, o preço dos aluguéis correspondem ao que a cidade oferece.

A dica é: Opte por cidades menores, como Cork, onde você ainda desfruta de uma cidade com ótima qualidade de vida por preços imobiliários menores.

Como é o mercado de trabalho irlandês?

Vamos começar com uma boa notícia: Se você vai morar na Irlanda, terá acesso a um dos maiores salários mínimos da Europa e o 11º maior do mundo, gerando um poder de compra alto.

Os profissionais estrangeiros têm tido cada vez mais oportunidades de emprego no país e áreas como TI, Marketing, Engenharia e Saúde estão em alta. É importante ressaltar que estas áreas exigem fluência no inglês ou proficiência comprovada. Caso você esteja no país ainda aprendendo o idioma, há muitas oportunidades informais como barista, bartender, assistente de cozinha e outros.

Mas lembre-se, informal não quer dizer ilegal! Todos os processos seletivos e aplicações precisam ser feitos por sites de empregos confiáveis e até mesmo pelo LinkedIn.

Como é a saúde na Irlanda?

O sistema de saúde irlandês é público, mas é pago. O que acontece é que o sistema público é menos custoso ao seu bolso do que um hospital privado.

Uma consultora ao clínico geral, General Practitioner como é chamado na Irlanda, custa em média de 50 a 70 euros. Se você não está se sentindo bem e precisa ir ao hospital, você precisará pagar em média 100 euros. Caso precise fazer exames, eles estarão inclusos neste valor.

A conta do hospital chegará em sua residência alguns dias depois do seu atendimento.

Há uma forma de ter atendimento gratuito, ela se dá pelo Medical Card, que é restrito aos cidadãos irlandeses. Por isso, se você ainda não possui cidadania irlandesa e ainda está estudando no país, aconselhamos que escolha um bom seguro saúde.

A Irlanda é um dos países mais encantadores da Europa e do mundo, suas cidades são um misto de modernidade com a história medieval. Sem dúvida, se você tem planos de morar na Irlanda, deve colocá-los em prática e a HiBonjour pode te ajudar! Agende sua consultoria gratuita conosco e venha tirar do papel o seu sonho de estudar, trabalhar ou morar no exterior!

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

Chat via Whatsapp
Enviar via WhatsApp