Você já pensou em morar na Austrália? O país é uma das maiores economias do mundo e é um dos destinos mais procurados para quem quer aprender inglês ou começar uma nova vida na terra dos cangurus e coalas, sendo assim o destino perfeito para quem quer ficar de forma temporária ou permanente.
Morar na Austrália, seja de maneira temporária ou permanente, requer atenção quando falamos de custo de vida e oportunidades de trabalho.
Se você tem o desejo de morar na Austrália, leia este post até o final, preparamos um guia super completo para que sua mudança e estadia ocorram de forma tranquila e que você aproveite tudo que este incrível país tem a oferecer.
Como é o clima na Austrália?
A Austrália fica no hemisfério sul, logo, as estações do ano ocorrem nos mesmos meses do Brasil, ou seja, entre dezembro e março é verão, entre junho e setembro é inverno e assim por diante. Portanto, se você for morar na Austrália, não precisará se reeducar com as estações do ano.
Assim como no Brasil, as regiões mais ao norte do país são mais quentes e as regiões ao sul são mais frias. O clima é bastante parecido com o brasileiro, os verões são quentes, perfeitos para aproveitar as praias do país e praticar esportes ao livre. As temperaturas facilmente passam da casa dos 40ºC.
O inverno australiano costuma ser mais rigoroso ao sul, onde é possível encontrar neve. Indo para o norte, as temperaturas aumentam um pouco mais, mas ainda é possível aproveitar passeios típicos da estação, como conhecer as vinícolas.
Seja como for, se prepare para ter roupas próprias para estas estações, além de um bom aquecedor e um ar condicionado.
Quais as melhores cidades para morar na Austrália?
Se você pensa em morar na Austrália, talvez esteja rodeado de diversas opções muito atrativas. De fato, as opções mais famosas da Austrália são cidades com uma infraestrutura urbana de ponta, boas opções de transporte, lazer, cultura, entretenimento, estudo e mercado de trabalho.
As cidades mais procuradas da Austrália são:
- Sydney
- Brisbane
- Perth
- Melbourne
Sydney é a maior cidade do país e oferece tudo aquilo que um intercambista ou um residente permanente busca: transporte público, segurança, vida noturna, natureza, festivais, museus, galerias de arte e restaurantes. Impossível ficar entediado em Sydney.
A cidade é um grande centro financeiro, o que acarreta em oportunidades de trabalho muito interessantes.
Melbourne oferece tudo que Sydney oferece, com um “toque europeu” em sua arquitetura. Já Brisbane se destaca por ter um custo de vida menor, e Perth é um destino muito procurado para quem pensa em ter uma experiência de estudo e trabalho por conta de suas taxas de desemprego baixas.
Como é o mercado de trabalho na Austrália?
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a Austrália é um país economicamente forte, onde sua principal atividade econômica é o turismo e a mineração.
Se você pensa em morar na Austrália e dar continuidade a sua carreira ou construir uma nova, pode ter certeza que o setor de hotelaria, atendimento ao cliente, restaurantes e exploração mineral possuem alta demanda.
Há também forte demanda nas áreas de:
- Tecnologia
- Engenharia
- Saúde
O salário mínimo na Austrália é de AU$ 812,60 aproximadamente, em valores atualizados de 2023. É importante ressaltar que o nível de inglês é muito importante para quem almeja cargos e salários maiores.
Um ponto interessante é que se você vai morar na Austrália temporariamente enquanto estuda, seu visto de estudante concede a permissão de trabalho. Para isso, basta que seu curso tenha 14 semanas de duração, no mínimo. O curso também precisa ter carga horária mínima semanal de 20 horas.
Ainda assim, são disponibilizados outros vistos que dão a permissão de trabalho para quem vai morar na Austrália temporária ou permanente e a HiBonjour consegue te ajudar a entender todos eles! Agende sua consultoria gratuita conosco e venha bater um papo com a gente!