Escola gratuita no Canadá: sabia que seu filho tem direito?

|  Isaac Melo

O Canadá é um país mundialmente conhecido por flexibilizar e abrir várias portas aos estrangeiros que querem estudar, trabalhar ou até mesmo conseguir sua residência permanente, uma dessas medidas é a possibilidade dos seus filhos frequentarem uma escola gratuita no Canadá.

Se você pensa em ir ao país para estudar inglês, francês ou para fazer um college e tem filhos, pode se deparar com a seguinte questão: onde meus filhos irão estudar? Precisarei pagar escola? A resposta é: dependendo da província, seu filho tem direito a escola gratuita no Canadá.

Isso acontece porque se você possui um visto de estudante e está matriculado em cursos de idiomas em tempo integral acima de 25 semanas ou em programas acadêmicos em colleges ou universidades, onde ambos são elegíveis ao PGWP, seu filho está apto a ser matriculado em uma escola gratuita no Canadá!

O que preciso para matricular meu filho em uma escola gratuita?

É bem simples. Além das condições citadas acima, você precisará preparar uma listagem de documentos para que seu filho possa ser matriculado em alguma escola gratuita do Canadá. 

Os documentos necessários são:

  • Comprovante de residência, podendo ser contrato de aluguel ou o certificado de propriedade do imóvel;
  • Passaporte dos pais e das crianças;
  • Comprovante de status no Canadá, no caso, o Study Permit;
  • Certidão de nascimento original da criança;
  • Tradução juramentada da certidão de nascimento;
  • Histórico escolar da criança;
  • Tradução juramentada do histórico escolar da criança;
  • Carteira de vacinação.

Em quais províncias posso usufruir do direito da escola gratuita?

Quase todas as províncias canadenses dão aos estudantes internacionais o direito dos seus filhos estudarem de forma gratuita no país. Em sua maioria, é preciso estar cursando um programa ou college elegíveis ao PGWP, mas destacamos três províncias onde é apenas necessário estar matriculado em um curso de idiomas full time de 25 semanas de duração, no mínimo, seja ele inglês ou francês:

  • Nova Scotia
  • Quebec
  • Prince Edward Island

Confira abaixo as particularidades de cada província:

Nova Scotia

Na Nova Scotia, a maioria dos moradores frequentam escolas públicas, iniciando os estudos aos cinco anos de idade. Os estudantes internacionais que estão matriculados em programas de inglês acima de 25 semanas possuem direito a matricular os filhos gratuitamente. 

As escolas públicas funcionam por cerca de 5 horas por dia, mas os horários variam entre as escolas e os níveis. O ensino pode ser em francês ou em inglês, mas a maioria das escolas da província é primeiramente inglês, sendo possível a imersão em francês.

Para registrar uma criança na escola local, basta procurar o escritório regional do conselho escolar. Lembre-se que é muito importante fornecer toda a documentação possível sobre a educação do seu filho aqui no Brasil, desta forma, ajudará a escola a colocá-los no nível de aprendizagem adequado.

Prince Edward Island

Em Prince Edward Island, os pais que também estão matriculados em cursos de idiomas de pelo menos 25 semanas, podem matricular seus filhos em escolas públicas. 

Outro ponto interessante é que, de forma geral, as províncias citadas também dão direito ao ensino público aos filhos de estudantes que estão matriculados em cursos que dão direito ao PGWP ou que tiverem Work Permit.

É importante lembrar que, devido ao tempo que leva para aprender uma nova língua, alguns alunos recém-chegados podem não ser capazes de se formar com a mesma idade dos demais. Depende do nível de inglês e/ou francês de cada aluno no momento da chegada ao Canadá.

Quebec

As crianças começam a frequentar a escola no Quebec aos cinco anos de idade, mas se seu filho for menor de cinco anos, poderá frequentar o que chamam de Garderie, ou seja, a creche.

Se optar pelo Quebec, seu filho irá precisar de um CAQ e Permissão de Estudo antes de entrar no Canadá.

No sistema de ensino público do Québec – educação pré-escolar, primária e secundária – não há taxas escolares, até o material didático e os manuais são gratuitos.

O registro na escola pode ser feito quando você chegar à província, onde os pais devem entrar em contato com o conselho escolar e obter informações sobre os procedimentos de registro.

Se você se interessou por essa novidade sobre o direito da escola gratuita no Canadá, ou ficou com dúvidas, que tal falar com nosso time de consultores educacionais? Venha tomar um café virtual conosco e conversar, temos certeza de que podemos sanar todas as suas dúvidas.

Deixe um comentário