Como montar uma casa no Canadá gastando pouco

|  Isaac Melo

Quando você vai para o Canadá, de mudança, além de se desfazer da sua casa no Brasil, você precisa pensar em como montar uma nova casa, em um novo país, sem gastar tanto dinheiro, especialmente porque já foram muitos os gastos com cursos, vistos e passagens aéreas.

Por isso, hoje resolvemos dar algumas dicas de como montar a sua casa com itens novos de baixo custo ou usados, com custo menor ainda. E nem se preocupe, comprar itens usados é algo super comum no Canadá, não só para recém-chegados.

Alguns apartamentos são alugados com mobília, mas não são maioria, principalmente, se você vai alugar um apartamento em seu nome. Algo comum no Canadá é que os apartamentos já sejam oferecidos para aluguel com geladeira, fogão e armários. Em alguns casos, com máquina de lavar e secar, quando o prédio não tem esses eletrodomésticos em uma área comum.

Comprando Usados

Existem diversas opções para quem quer mobiliar gastando pouco. Sites, como  www.craiglist.com  e o www.kijiji.ca oferecem diversas opções de objetos usados (ou novos) em excelentes condições. É possível encontrar desde móveis até decoração ou utensílios de cozinha.

Algumas pessoas, inclusive, fazem doação e o único gasto do comprador, nesses casos, é com o transporte para buscar o item. Ainda há a opção de encontrar boas ofertas no Facebook Marketplace ou em grupos de brasileiros que moram no Canadá. Fazendo uma boa pesquisa é possível economizar bastante para mobiliar seu apartamento. Alguns exemplos desses grupos: Brasileiros no Canadá, Bazar das Brasileiras em Montreal, Brasileiros Maneiros em Toronto, Brasileiros em Montreal, Buy/Sell in Montreal, Buy/Sell in Toronto.

Comprando novos

Outro lugar bastante comum no Canadá para comprar móveis é a grande loja de móveis IKEA que, em geral, tem uma grande variedade de produtos e bons preços. Lá funciona da seguinte maneira: o cliente entra, escolhe o que quer e anota as referências em um papel que eles dão na entrada e depois procura o produto no estoque da loja.

Todos os produtos são pensados para serem montados pelo próprio cliente, seguindo o manual de instruções. A empresa até oferece serviço de montagem e entrega, mas envolve um custo adicional, então muitas pessoas optam por montar os móveis sem ajuda profissional mesmo. Há vários vídeos no Youtube ensinando a montar os produtos mais vendidos.

Como não há o parcelamento de compras, como no Brasil, é preciso chegar no Canadá com uma reserva de dinheiro para esse momento. Se você alugar um apartamento para 2 pessoas já com eletrodomésticos, pode conseguir mobiliar a casa com itens básicos novos como cama, colchão, sofá, mesa e televisão por $2.000. Esse valor pode cair pela metade se você buscar itens seminovos.

Alguma lojas até permitem o financiamento de compras com cartão da loja, mas a aprovação do cadastro normalmente acontece para pessoas que já tem bom histórico de crédito no país, ou seja, que já estão morando no Canadá há pelo menos 6 meses e são “bons pagadores”.

Dicas finais

No dia 01 de julho, aniversário do Canadá, também é considerado o dia oficial da mudança, já que a grande maioria dos contratos de aluguel começa e termina nessa data. Por isso, perto desse período você pode encontrar vários itens para doação nas calçadas (pegou, levou) ou vendas de garagem por preços baixíssimos.

Não faltam oportunidades e maneiras de fazer com que você monte sua casa do seu jeito, gastando pouco, o importante é ter criatividade e saber aproveitar as doações e ofertas. Boa sorte e aproveite o Canadá!

Deixe um comentário