Limite de Permissões de Estudo (Study Permit):
Para os próximos dois anos, o Canadá implementou um limite na emissão de vistos de estudo para estudantes internacionais. Em 2024, está prevista a concessão de 360.000 permissões de estudo, representando uma redução de 35% em comparação com 2023. Além disso, serão estabelecidos limites específicos por província e território, buscando uma distribuição mais equilibrada dos estudantes internacionais em todo o país.
Não se aplicam ao limite:
- Estudantes internacionais com permissões de estudo já aprovadas.
- Estudantes internacionais com vistos de estudo válidos renovando suas permissões.
- Novos candidatos a programas de mestrado e doutorado.
- Novos candidatos a programas de educação fundamental e secundária (elementary and secondary education).
Para implementar esse limite por região, a partir de hoje, 22 de janeiro de 2024, todos os pedidos de permissão de estudo enviados ao IRCC (Immigration, Refugees and Citizenship Canada) exigirão uma carta de atestado de uma província ou território. Espera-se que as províncias e territórios estabeleçam um processo para emitir essas cartas até 31 de março de 2024. Estamos acompanhando de perto essas mudanças e forneceremos atualizações conforme necessário.
Post Graduation Work Permit (PGWP):
Os graduados em programas de mestrado e doutorado, em breve, terão a elegibilidade de solicitar o Post Graduation Work Permit de 3 anos.
Os estudantes matriculados em colleges públicos, participando de programas de graduação, como diplomas, não serão afetados e continuarão seguindo as mesmas regras atuais do PGWP.
A partir de 1º de setembro de 2024, estudantes internacionais matriculados em colleges públicos, mas com permissão para operar no campus de instituições privadas, não serão mais elegíveis ao PGWP. Estamos monitorando de perto essas mudanças e permanecemos à disposição para fornecer informações adicionais conforme necessário.
Em atualização realizada no dia 05 de fevereiro, o IRCC confirmou que os estudantes matriculados em programas de mestrado com duração inferior a 2 anos, terão direito a 3 anos de PGWP.
Open Work Permit (OWP) para cônjuges:
Nas próximas semanas, o visto de trabalho para cônjuges (Open Work Permit) estará disponível apenas para cônjuges de estudantes internacionais em programas de mestrado e doutorado. Os cônjuges de estudantes internacionais registrados em programas técnicos de colleges e universidades não serão mais elegíveis.
As medidas anunciadas hoje complementam outras reformas recentemente anunciadas no Programa de Estudante Internacional. Juntas, visam garantir que estudantes recebam o suporte necessário e tenham os recursos para uma experiência de estudo enriquecedora no Canadá.
Essas medidas temporárias estarão em vigor por dois anos, e o número de novos pedidos de permissão de estudo que serão aceitos em 2025 será reavaliado no final deste ano.
Em atualização feita no dia 05 de fevereiro, o IRCC emitiu um novo comunicado confirmando que quem já está no país e irá solicitar a extensão de visto de trabalho do cônjuge posteriormente, não será afetado pelas novas mudanças.
Atualizações e novidades recentes
Apesar do anúncio realizado pelo Ministro, ainda não foi emitido nenhum novo guia de imigração explicando e detalhando as mudanças que serão aplicadas. Muitas dúvidas e questionamentos estão em vigor e, neste momento, ainda precisamos aguardar como as províncias vão proceder com relação a carta de atestado (attestation letter) que deve ser submetida junto com a aplicação dos vistos de estudo.
Nos últimos dias, observamos pronunciamentos e movimentações significativas por parte dos governantes provinciais em conjunto com os principais colleges e instituições de ensino do país. Eles expressaram preocupações e solicitaram uma revisão das medidas anunciadas pelo governo canadense.
Podemos destacar, principalmente, o anúncio realizado pelos colleges da província de Ontário, que fizeram uma forte cobrança ao governo canadense e afirmaram que a decisão foi precipitada e trará muitos prejuízos para as províncias, a economia local, as instituições de ensino e, principalmente, aos estudantes internacionais com planejamento de chegar ao Canadá ainda neste ano.
Eles reforçaram a importância dos estudantes internacionais para a movimentação da economia e força de trabalho no país. Veja abaixo um trecho do comunicado:
“Ontario cannot grow, attract investment and solve its talent needs without college graduates. College graduates fill key needs across sectors that include advanced manufacturing, mining, the electrical vehicle industry, early childhood, health care, housing construction and others that our economy depends on. About 25 per cent of all current job vacancies in Ontario require people with college credentials. It is projected that 36 per cent of new jobs over the next 10 years will require college graduates. Public colleges graduate over 27,000 people from STEM programs each year – an increase of about 12,000 since 2016. This represents nearly 50 per cent of the total provincial number of STEM graduates each year.’’
Os colleges de Ontário também fizeram um pedido oficial ao Governo Federal para ter uma reunião com o objetivo de discutirem e reverem algumas das mudanças propostas, com por exemplo:
O adiamento da implementação do requisito de uma carta de atestado até que as províncias possam estabelecer um processo.
Considerar as pós-graduações dos colleges públicos da mesma forma como estão considerando o mestrado e doutorado nas universidades, uma vez que os programas de pós-graduação oferecidos nos colleges públicos atendem a alta demanda do mercado de trabalho local. Além disso, os programas preparam o estudante com base no aprendizado prático, permitindo que eles ingressem rapidamente ao mercado de trabalho.
Acesse o comunicado oficial dos colleges de Ontário clicando aqui.
Hoje, 26/01/24, a província de Ontário também anunciou um plano com as novas medidas para os estudantes internacionais da província, com o objetivo de proteger a integridade do sistema de ensino pós-secundário. Entre as medidas anunciadas, está uma supervisão mais rigorosa do processo de aprovação de estudo na província, exigindo que as instituições ofereçam garantia de moradia para os estudantes internacionais.
A CBIE, Canadian Bureau for International Education, também emitiu uma nota oficial criticando as mudanças de forma imediatista e pedindo a reconsideração do governo. Você pode acessar o comunicado clicando aqui.
A província de British Columbia também emitiu um comunicado oficial, no dia 29/01/24, anunciando algumas novas medidas que serão implementadas na indústria de educação internacional na região. Segundo o comunicado, as novas medidas da Província trarão padrões mais elevados e maior responsabilidade para as instituições educacionais em BC.
Entre as principais propostas de mudanças estão:
Padrões mais elevados para programas de graduação privados: Para garantir que os alunos recebam educação de qualidade, os programas de graduação privados precisarão atender a padrões mais elevados para aprovação. Os padrões incluem critérios de avaliação mais elevados para a qualidade do diploma, necessidade demonstrada no mercado de trabalho de graduados e recursos apropriados, e apoio aos estudantes.
Novos requisitos de idioma para instituições privadas: A província está estabelecendo requisitos mínimos de idioma em instituições de treinamento privadas para garantir que novos estudantes internacionais estejam melhor preparados para sua jornada educacional e profissional em BC.
Transparência nas mensalidades: As instituições públicas de ensino superior serão obrigadas a divulgar os níveis de mensalidades dos alunos durante todo o tempo em que estiverem estudando. Isso garante que os novos alunos conheçam todos os custos de sua educação antes de iniciarem o programa.
Leia o comunicado completo clicando aqui.
A província do Quebec, em comunicado realizado no dia 16/02/2024, anunciou que já está emitindo a Attestation Letter desde o dia 13/02/2024, isto significa que os estudantes dos intakes de Summer e Fall podem retornar as aplicações dos vistos. Leia o comunicado completo clicando aqui.
No último dia 19/03, o Governo do Canadá emitiu uma lista com os novos cursos que, ao se matricular, dará ao seu cônjuge o direito de se aplicar para o OWP – Open Work Permit. Os novos cursos são:
Doctor of Dental Surgery (DDS, DMD)
Bachelor of Law or Juris Doctor (LLB, JD, BCL)
Doctor of Medicine (MD)
Doctor of Optometry (OD)
Pharmacy (PharmD, BS, BSc, BPharm)
Doctor of Veterinary Medicine (DVM)
Bachelor of Science in Nursing (BScN, BSN, BNSc)
Bachelor of Education (B. Ed.)
Bachelor of Engineering (B. Eng., BE, BASc)
Importante ressaltar que a validade do OWP será a mesma do seu programa acadêmico. Então, por exemplo, se o seu curso tiver duração de 2 anos, o tempo de OWP do cônjuge será de 2 anos.
Sobre a aplicação para a permissão de trabalho, o cônjuge pode fazer todo o processo de forma online, basta possuir todos os documentos requeridos escaneados ou fotografados com qualidade e um cartão de crédito ou débito válido para o pagamento das taxas.
Confira o comunicado completo clicando aqui.
Para nossos estudantes
Diante deste cenário, a HiBonjour reforça que estamos totalmente empenhados em entender e direcionar os nossos estudantes no melhor caminho para realização do seu #PlanoCanadá.
No momento, gostaríamos de pedir a todos muita calma e paciência para aguardar até que novas explicações e direcionamentos sejam anunciadas. Os alunos que já haviam iniciado a aplicação para o visto, devem continuar normalmente o seu processo de aplicação.
Novas aplicações para programas de mestrados: Para quem tem interesse em seguir com a aplicação para um programa de mestrado, a HiBonjour oferece diversas opções de instituições de leste a oeste do Canadá. Você encontra programas de mestrado a partir de $ 17.900 CAD. Acesse nossa matéria do blog para entender melhor sobre requisitos e vantagens de fazer um mestrado no Canadá, clique aqui.
Novas aplicações para cursos de idiomas (intercâmbio) de até 24 semanas: Podemos seguir normalmente com as aplicações para estudantes que querem estudar inglês ou francês no Canadá.
Novas aplicações para programas em colleges: Podemos seguir com sua aplicação na instituição desejada, mas a aplicação de visto você deve aguardar até as províncias estarem emitindo a carta de atestado. É possível deixar tudo pronto e a HiBonjour te mostra a melhor opção!
Entre em contato com a nossa equipe por WhatsApp, clique no botão abaixo e converse com um dos nossos especialistas para encontrar a melhor opção para o seu perfil!
Estamos trabalhando e buscando todas as respostas necessárias para direcionar os nossos clientes e estudantes para o melhor caminho na realização do #PlanoCanadá. No momento, precisamos aguardar novas orientações, mas estamos confiantes e esperançosos de que notícias melhores estão a caminho.
Estamos junto com você,
Camilla Lopes e Thaís Della Nina.