O mundo tem 7,8 bilhões de habitantes que falam um total de 7 mil idiomas. Apesar dessa imensa quantidade de diferentes línguas, apenas 23 delas são faladas por mais da metade da população mundial. Calcula-se ainda que existam entre 300 e 400 línguas diferentes não-catalogadas em regiões da Ásia e do Pacífico. 

De acordo com os dados divulgados em 2020 pelo Ethnologue, considerado o maior inventário de idiomas do mundo, o inglês continua sendo a língua mais falada entre os habitantes do planeta terra. 

Vale ressaltar que, com a pandemia do coronavírus, muitos empregadores passaram a contratar profissionais para trabalhar de forma remota. Logo, aqueles que falam mais de um idioma têm mais chances de se destacar no mercado de trabalho e aproveitar as oportunidades além daquelas oferecidas no país em que vivem. 

De acordo com um estudo da Faculdade Getúlio Vargas (FGV), o trabalho home office deve crescer em torno de 30% mesmo após a pandemia, graças à inovação tecnológica – com o surgimento de diversos programas de chamadas à distância -, e também à mudança de cultura nas empresas. 

Veja a seguir a lista com os 10 idiomas mais falados no mundo. A classificação feita considera a quantidade de falantes, sejam eles nativos ou não.

1. Inglês

O inglês continua no topo do ranking dos idiomas mais falados ao redor do mundo com um total de 1,26 bilhão de falantes. De acordo com dados da Ethnologue (2020), a língua considerada universal tem 379 milhões de falantes nativos e 753 milhões de não-nativos. Por ser o idioma mais usado para negócios internacionais, também é a língua mais ensinada do mundo. Para quem deseja morar fora, seja para estudar ou trabalhar, saber falar inglês é essencial. 

2.  Chinês Mandarim 

O mandarim é, na verdade, um conjunto de dialetos falado por 1,12 bilhão de pessoas. A língua aparece em segundo lugar nessa lista ao considerarmos os falantes nativos e não-nativos. Porém, se considerarmos apenas os nativos, o mandarim ocupará o topo da lista. Afinal, a comunidade chinesa que tem o idioma como oficial é composta por mais de um bilhão de pessoas.

3. Hindi 

O hindi é uma das 23 línguas oficiais da Índia. Tem 637 milhões de falantes espalhados pelo mundo. Uma curiosidade é que, o segundo país mais populoso do mundo também adotou o inglês como língua oficial. Inclusive, com a miscigenação linguística, algumas palavras que se tornaram usuais como “yoga”, “jungle”, “karma” são originárias do hindi. 

4. Espanhol 

Hablan español 537 milhões de pessoas e é o segundo idioma mais estudado do mundo. Na internet, é a terceira língua mais utilizada. O espanhol é o idioma oficial em 21 países do mundo, entre eles estão Uruguai, Argentina, Costa Rica, Colômbia, Paraguai, Espanha, Cuba, México, etc.

5. Francês

O francês ocupa a quinta posição de falantes no mundo mas é a terceira língua mais falada entre os não-nativos. Ao todo, 280 milhões de pessoas se comunicam na língua considerada a mais charmosa e romântica. Mas não é apenas um idioma com uma sonoridade bela. Saber falar francês é um grande diferencial no currículo profissional.  

6. Árabe

O idioma inclui variados dialetos que foram agrupados e chamados de “língua árabe” para facilitar a comunicação. Dessa forma, chegou-se ao árabe clássico ou árabe padrão que é a língua sagrada do Alcorão. São 274 milhões de falantes e é o idioma oficial em 26 países.  

7. Bengali

O bengali ou bengalês é conhecido por 265 milhões de pessoas no mundo. É encontrado principalmente na região de Bangladesh, Singapura, Birmânia e no nordeste da Índia. O idioma tem um alfabeto com 500 caracteres. 

8. Russo 

O russo, apesar de ser visto como uma língua complicada e de difícil compreensão, pode ser considerada uma das mais populares do mundo, já que tem 258 milhões de falantes. Está presente oficialmente em cinco países: Rússia, Bielorússia, Cazaquistão, Quirguistão e Moldávia. Contudo, é também falada nos países que fizeram parte da União Soviética. O alfabeto é composto por 33 letras que formam cerca de 200 mil palavras. Em comparação com outras línguas, como o inglês, por exemplo, que tem cerca de um milhão de palavras, é uma gramática de poucas palavras e a maioria tem mais de um significado. 

9. Português 

Somos 252 milhões de falantes do português em todo o mundo. A língua se expandiu no período colonial europeu e hoje é o idioma oficial em nove países localizados na América do Sul, África, Ásia e Europa. Tem até um lugar lá na Ásia, Macau (que é uma região administrativa especial chinesa), onde o português é a língua co-oficial (junto com o cantonês). O Brasil é o onde tem a maior concentração de falantes da língua. No entanto, assim como acontece com outros idiomas, há uma diversidade na forma falada e também no vocabulário, variando de país para país.

10. Indonésio 

Graças à quantidade de pessoas que habitam a Indonésia (o quarto país mais populoso do mundo), o idioma oficial do país aparece nesta lista com 199 milhões de falantes. E, apesar disso, não é a língua nativa da maioria dos habitantes da região. É o segundo idioma do local para que a comunicação se torne possível, já que é um país com mais de 200 línguas/dialetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *