O sistema educacional do Canadá difere do brasileiro em vários pontos. Alguns deles são as nomenclaturas e os tipos de programas (e de diplomas) possíveis após a conclusão do High School. Um deles, inclusive, é pouco conhecido entre os estudantes brasileiros, o Associate’s Degree.

Esse tipo de programa, geralmente, dura apenas dois anos, enquanto cursos de Bacharelado normalmente levam de três a quatro anos para serem concluídos. Os programas são mais generalistas e algumas pessoas usam esse tipo de curso para identificar a carreira que querem seguir, ou seja, em qual área pretendem se aprofundar mais no conhecimento acadêmico ou na área de atuação no mercado de trabalho. Na prática, após os 2 anos de estudo, o aluno pode escolher seguir com a vida acadêmica, estudar mais 2 anos e assim, completar um Bachalerado. Ou o estudante pode finalizar o Associate’s Degree, receber seu diploma e ingressar no mercado de trabalho.

Os tipos de Associate’s Degree são: AA (Associate of Arts), AS (Associate of Science, AAA (Associate of Applied Arts) e AAS (Associate of Applied Science). A principal diferença é que os cursos de Applied Arts e Applied Science são mais focados na preparação de alunos para uma determinada carreira, com foco em habilidades práticas, enquanto os outros são mais generalistas.

O programa de Associate of Arts tem disciplinas como matemática, literatura, história, psicologia e ciências da vida. Este diploma é geralmente considerado um trampolim para um programa de graduação. Um dos exemplos de universidade que oferece esse programa é a University Canada West (UCW), em Vancouver. O estudante ainda tem a chance de transferir para o Bacharelado em Comércio ou Bacharelado em Artes da própria instituição ou em outra instituição que aceite a transferência. O Alexander College, também em Vancouver, oferece esses diplomas e alguns deles com foco maior em determinada área como Associate of Arts Degree com foco em Business, Economia, Psicologia ou Sociologia; e ainda o programa de Associate of Science Degree.

Para os estudantes internacionais, existem duas possibilidades: Estudar 2 anos em um Associate’s Degree e depois ingressar em uma Universidade para seguir por mais 2 anos e concluir o bachalaredo (nesse caso, tendo que pagar todo o período de estudos como estudante internacional). Ou após os 2 anos do Associate’s Degree, aplicar para o PGWP, trabalhar, aplicar para a residência permanente e ao recebê-la, continuar os estudos por mais 2 anos e concluir um Bachalerado (nesse caso, pagando a mensalidade no valor de um estudante doméstico que é mais barata).

Mas, caso opte por não continuar os estudos até a conclusão de um bacharelado, também há mercado de trabalho para seguir carreira com um diploma de Associate’s Degree. De acord com o site PayScale, o salário médio de uma pessoa formada em Associate’s Degree é de $ 45.000 CAD por ano. Algumas das carreiras que podem ser seguidas são assistente administrativo, analista de MKT, técnico de registros médicos, assistente financeiro, ocupações ligadas ao turismo e hospitality, entre outras.

Quer saber mais detalhes sobre os programas? Só entrar em contato pelo e-mail: contato@hibonjour.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *