Governo canadense anuncia novo programa de imigração

O Canadá está criando um novo programa de imigração para residentes temporários, e mudanças no Express Entry estão a caminho.

O país está trabalhando em um novo programa de imigração acelerado para trabalhadores estrangeiros temporários e estudantes internacionais.

O ministro da Imigração, Sean Fraser, disse à CBC News que o novo programa será semelhante, mas não idêntico, ao programa de Temporary Residence to Permanent Residence (TR2PR), que abriu as portas para 90.000 trabalhadores essenciais e estudantes internacionais graduados no ano passado.

“Estamos olhando agora para o melhor caminho a seguir para criar um caminho permanente para residentes temporários”, afirmou Fraser.

Pouco depois de ser nomeado ministro da Imigração, Fraser foi encarregado de “expandir os caminhos para a Residência Permanente para estudantes internacionais e trabalhadores estrangeiros temporários”. Espera-se que mais detalhes do novo programa estejam disponíveis até 8 de setembro.

Mudanças no Express Entry

O projeto de lei C-19 está tramitando no Senado e está a caminho de se tornar lei. Ele dará ao órgão do governo federal Immigration, Refugees, and Citizenship Canada (IRCC) a autoridade para convidar candidatos do Express Entry no pool com base em determinados objetivos econômicos como ocupação, habilidade no idioma francês ou credencial educacional.

O IRCC será obrigado a se envolver em um processo de consulta pública para ajudá-los a selecionar quais grupos de candidatos do Express Entry serão convidados para esses tipos de sorteios. Além disso, o IRCC deve relatar anualmente ao Parlamento descrevendo a meta econômica que foi buscada em cada instância.

Como vir para o Canadá como residente temporário?

Embora nem sempre seja necessário estar no Canadá para se qualificar para um programa de imigração, a experiência mais comum entre brasileiros mostra que imigrantes com experiência de estudo canadense tendem a ter mais oportunidades nos primeiros anos após o desembarque do que aqueles que imigraram diretamente.

O estudo canadense e a experiência de trabalho também podem abrir as portas para muitos outros programas de imigração.

Para estudar no Canadá, você precisa ser aceito em uma instituição de Designated Learning Institution (DLI) e obter um study permit. Se você se formar em um programa de período integral de pelo menos oito meses, poderá ser elegível para um Post-Graduation Work Permit (PGWP), que muitas pessoas usam para obter experiência de trabalho canadense.

Um work permit geralmente é necessário para trabalhar no Canadá. Existem mais de 100 opções de autorização de trabalho divididas em duas grandes categorias: Temporary Foreign Worker Program (TFWP) e International Mobility Program (IMP). A principal diferença é que as autorizações de trabalho do TFWP exigem que os empregadores concluam uma Labour Market Impact Assessment (LMIA), enquanto as autorizações de trabalho do IMP existem para apoiar as prioridades econômicas, sociais e culturais do Canadá. As autorizações de trabalho IMP são isentas da LMIA, porque o trabalho realizado por esses titulares de autorização de trabalho demonstrou ser um benefício significativo para o Canadá ou é o resultado de um acordo recíproco com outro país.

Como imigrar pelo Express Entry?

O Express Entry é um sistema de gerenciamento de aplicantes para três programas de imigração canadenses, incluindo o Federal Skilled Worker Program, o Canadian Experience Class e o Federal Skilled Trades Program. Ou seja, para entrar no pool de candidatos do Express Entry, você precisa ser elegível para pelo menos um desses programas.

Quando estiver no pool, você receberá uma pontuação com base no Comprehensive Ranking System (CRS) do IRCC. O CRS leva em consideração sua experiência de trabalho em uma ocupação qualificada, experiência de estudo, habilidade no idioma oficial, idade e outros fatores econômicos. Quanto mais pontos CRS você tiver, maiores serão as chances de receber um Convite para Candidatura ou Invitation to Apply (ITA) para residência permanente canadense.

Os candidatos do Express Entry no pool também podem ser convidados a se candidatar a uma indicação provincial por meio de um Programa de Nomeação Provincial ou Provincial Nominee Program (PNP). Se você responder ao convite e for indicado, receberá 600 pontos CRS adicionais. Esse bônus garantirá efetivamente que você receberá um ITA em um sorteio subsequente do Express Entry.

O ITA é a chave para solicitar a imigração canadense através do Express Entry. Uma vez que o IRCC recebe sua resposta ao ITA, seu processo padrão de resposta é de até seis meses. No entanto, a pandemia diminuiu os tempos reais de processamento. Os tempos de espera atuais estão disponíveis na página do IRCC.

Para mais informações:https://www.cicnews.com/2022/06/new-canadian-immigration-program-in-the-works-0626256.html?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsletter-20220615#gs.6bko0o

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

Chat via Whatsapp
Enviar via WhatsApp