eTA: O que fazer para emitir a autorização eletrônica de viagem

O Canadá é o destino favorito de centenas de pessoas todos os anos, seja para trabalhar, estudar, viajar ou até mesmo, conseguir uma residência permanente no país. 

Desde 2017, o Canadá emite o eTA, uma autorização eletrônica de viagem, um facilitador da entrada de brasileiros no país.

Definitivamente, viajar para outro país, seja para qualquer fim, exige algumas questões burocráticas como o visto, no caso do Canadá, o visto canadense. É por isso que o eTA começou a ser emitido, para ajudar os viajantes a entrarem no país com maior facilidade. 

Quer saber o por quê?

O que é o eTA?

O eTA, ou Electronic Travel Authorization, é uma permissão emitida de forma online que autoriza a chegada e o trânsito de viajantes pelo país que chegam pelas vias aéreas. Isso significa que, para entrar no Canadá de avião, você não precisa mais do visto canadense caso faça parte das exigências do país para emissão do eTA.

Porém, caso você esteja nos Estados Unidos e vá para o Canadá por terra ou por mar, ou pretende fazer uma viagem do Canadá para os Estados Unidos, você precisará do visto canadense.

Quem tem direito ao eTA?

Para tirar a sua autorização eletrônica de viagem, é preciso possuir um visto americano válido ou ter tido um visto canadense nos últimos 10 anos

Além disso, é imprescindível que seu passaporte esteja em dia para a solicitação do eTA.

Onde posso solicitar o eTA?

O eTA é solicitado no site do governo do Canadá, de forma totalmente online, e o processo pode ser concluído em alguns poucos minutos. Para solicitar você vai precisar de:

  1. Um passaporte válido;
  2. E-mail válido;
  3. Preencher o formulário presente no site do governo canadense;
  4. Realizar o pagamento da taxa de $7 CAD;
  5. Aguardar a confirmação que pode levar entre alguns minutos até 72 horas.


O custo de $7 CAD é referente a apenas um eTA, caso deseje solicitar para mais pessoas, precisa repetir todo o processo.

O site do governo canadense oferece diversas formas de pagamento como cartão de crédito, débito e outros.

Após preencher todo o formulário no site, você realiza o pagamento e aguarda a confirmação da emissão do eTA em seu e-mail, se for necessário, você terá que enviar alguns documentos, porém, é avisado também por e-mail! 

Qual a validade do meu eTA?

O eTA é uma autorização vinculada ao seu passaporte, ou seja, sua validade é a mesma de 5 anos. Quando seu passaporte vence e você solicita um novo, é preciso solicitar um novo eTA antes de viajar novamente, repetindo o mesmo processo citado acima.

Viajei para o Canadá e quero viajar novamente, preciso emitir um novo eTA?

Não, o seu eTA permite múltiplas entradas no Canadá, dentro do período validade de 5 anos.

Por quanto tempo posso ficar no Canadá com meu eTA?

O eTA permite que você fique no Canadá por até 180 dias e ainda lhe concede a permissão de estudar francês ou inglês durante este período.

Qual a diferença entre o eTA e o visto canadense?

Uma das principais diferenças, senão a principal, é que o eTA funciona apenas como uma autorização eletrônica de viagem que é vinculada ao passaporte do viajante, possibilitando sua entrada no Canadá. O visto canandense é dado pelo consulado do país, sendo um visto consular padrão. 

O Canadá é um país repleto de oportunidades para quem deseja estudar, trabalhar ou até mesmo conseguir a sua residência permanente. Se você quer saber mais sobre o Canadá e suas possibilidades ou ficou com alguma dúvida sobre o eTA, fale com nossos consultores educacionais, nosso time está pronto para conversar com você!

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário