Cresce a importância do inglês no mercado de trabalho

Com a internacionalização crescente de empresas, surgimento de startups e a chegada de grandes multinacionais no Brasil, como a Amazon, por exemplo, o mercado de trabalho tem exigido cada vez mais que os colaboradores saibam se comunicar em inglês e, muitas delas, ainda exigem um terceiro idioma. 

Além disso, a pandemia do Covid-19 provocou mudanças de comportamento, como a implementação do trabalho home office e a possibilidade de contratação de profissionais para atuar de forma 100% remota. Isso acabou privilegiando os fluentes em inglês, pois diversas empresas internacionais passaram a recrutar no país e, para esses profissionais, as possibilidades de conseguir um trabalho foram expandidas. 

Não restam dúvidas de que o inglês é uma exigência do mercado de trabalho já há algum tempo. A diferença é que, antes, o idioma era mais requisitado para cargos superiores, como o de gerência, coordenação, etc. Mas, de uns 10 anos pra cá, saber inglês passou a ser quase um requisito obrigatório para cargos mais baixos, pois a tendência é que as empresas precisem que os funcionários tenham alguma desenvoltura com o idioma, já que o contato com negócios no exterior tem crescido cada vez mais. 

De acordo com um estudo da Hays, empresa global especializada em recrutamento e seleção, 91% das empresas no Brasil demandam o conhecimento em inglês, e depois está o espanhol, com 42%. Porém, apenas 3% dos brasileiros têm fluência no idioma mais falado do mundo. 

Confira abaixo os principais benefícios do inglês para a carreira profissional: 

  • Mais e melhores oportunidades profissionais: saber falar inglês de forma fluente é um diferencial bastante valorizado no mercado de trabalho. Um ótimo profissional pode perder a chance de conseguir uma vaga de emprego se não souber falar o idioma. Além de aumentar as chances de ingressar no mercado de trabalho, também valoriza o crescimento do profissional dentro de uma organização. 
  • Valorização financeira: estudos mostram que os que falam inglês fluente têm salários até 40% maiores daqueles que sabem apenas o básico. 
  • Networking: se você fala inglês, então, as suas chances de conhecer profissionais de todo o mundo aumentam e muito. Como bem sabemos, relacionamento é tudo! Essencial para o desenvolvimento profissional.
  • Trabalho no exterior: com a internacionalização das empresas é cada vez mais comum surgirem oportunidades de novos negócios, novos desafios em outros países. Portanto, se você fala inglês, isso significa estar a um passo para encarar os novos desafios quando eles aparecerem. 
  • Aprendizados gerais: quando passamos a conhecer um novo idioma, isso abre novas possibilidades de aprendizados, pois passamos a ter acesso a conteúdos de diversos lugares, vindos de uma variedade de pessoas. Como o inglês é considerado uma língua universal, muitos materiais e conteúdos são produzidos no idioma. Sem falar nas ferramentas digitais, aplicativos, etc, que, muitos só são produzidos em inglês. 

Então, não perde tempo, hein? Corre para ficar fera no inglês que isso só vai trazer benefícios para a sua carreira. Se a ideia é fazer um intercâmbio, fala com a Hi Bonjour. Teremos todo prazer em te ajudar com o planejamento. 

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

Chat via Whatsapp
Send via WhatsApp