Aluguel de imóvel no Canadá: o que você deve saber antes de fechar o contrato

O valor do aluguel no Canadá varia bastante entre as províncias, de acordo com a localização, o tamanho e a “idade” do imóvel. Assim como em outros países, quanto mais perto dos centros das cidades, mais caro é o apartamento. Mas, caso você escolha morar um pouco mais afastado da região central, dê preferência por apartamentos próximos a estações de metrô, pois isso vai facilitar muito o seu dia a dia, principalmente, durante o inverno canadense.

– Na hora da escolha, pergunte ao locador (landlord) quais são os outros gastos já incluídos, como água, eletricidade e aquecimento. No Canadá, algumas dessas contas já estão incluídas no valor do aluguel. 

– Alguns apartamentos já incluem geladeira, fogão, bem como lavadora e secadora, caso não tenha esses dois últimos itens, confira se o prédio tem lavanderia, o que dá mais praticidade a sua rotina, pois assim você não precisa sair de casa para lavar roupas.

– Dica: a maioria dos locadores pede um depósito de segurança para cobrir qualquer dano que possa acontecer ao apartamento enquanto você está vivendo nele (valor caução). Esse valor pode variar, mas geralmente é igual a um mês de aluguel. Por isso, é importante verificar a casa ou o apartamento, fazer anotações ou fotografar qualquer dano que você encontrar. Certifique-se de que seu locador esteja ciente disso, por exemplo, assinando uma lista de danos e mantenha essa cópia com você.

– Uma das dificuldades para os newcomers na hora de alugar o primeiro imóvel é apresentar histórico de crédito no país, exigido pelos proprietários na hora de fechar o contrato. Então, uma das possibilidades é pagar mais do que os 2 meses de aluguel normalmente exigidos (primeiro e último) ou até mesmo 4 meses adiantados. Apresentar prova de reserva em banco também ajuda. 

– A frequência e o valor que o locador pode aumentar o seu aluguel é diferente em cada província, mas na maioria das áreas, ele deve dar um aviso de 90 dias. Na maioria dos casos, no Canadá, seu aluguel só pode ter aumento no aniversário da data em que você se mudou. 

Então, esse aumento só pode acontecer uma vez por ano e apenas por um determinado valor estabelecido pela sua província. 

– Os imóveis não são medidos pela quantidade de quartos, mas sim pela quantidade de cômodos. Então, é importante saber: 

> 1 e ½: apartamento de um cômodo e um banheiro (brasileiros conhecem como kitnet)

> 2 e ½: dois cômodos e um banheiro

> 3 e ½: 3 cômodos e um banheiro (sendo quarto, sala, cozinha e banheiro)

> 4 e ½: apartamento com dois quartos

> 5 e ½: apartamento com três quartos

Documentos necessários para alugar um imóvel

As exigências e os documentos solicitados para fechar um contrato de aluguel de imóvel podem variar de acordo com quem está fazendo o negócio, com a região, com o momento que vive o mercado imobiliário, etc. Não há uma regra, porém, abaixo estão listados os pedidos mais comuns em uma locação.

  • Cópia do passaporte e visto de permanência;
  • Informações sobre onde você mora e trabalha (se for o caso);
  • Caso seja estudante, um documento que comprove a matrícula na instituição;
  • Conta em banco canadense;
  • Caso você esteja trabalhando, uma carta do empregador com a sua renda anual;
  • Extrato bancário com um montante comprovando que você conseguirá arcar com o aluguel nos próximos meses ou o adiantamento de três meses de aluguel (esse é o mais comum, porém, há casos em que se pede mais).
  • Referências; 

Geralmente, os contratos têm duração mínima de um ano.

– Quais são os direitos e deveres como inquilino? 

> Pagar o seu aluguel na íntegra e no prazo combinado, manter o imóvel conservado, entrar em contato com o senhorio sempre que algo precisar ser reparado e permitir que o locador ou gerente entre na sua casa para efetuar consertos ou mostrar o apartamento a outros potenciais inquilinos caso você esteja se mudando (essas visitas devem ser previamente acordadas entre vocês).

– E quais as responsabilidades do locador?

> As responsabilidades do locador (landlord) podem variar de acordo com a província. Em alguns casos, eles optam por contratar um gerente de imóveis ou uma empresa que presta esse tipo de serviço. Mas, ele é responsável, basicamente, por coletar o aluguel, manter o imóvel em bom estado de conservação, fornecer o que ficou acordado que estaria incluído no aluguel (como geladeira, fogão, aquecedor…) e realizar reparos ou reforma quando necessários. Por exemplo, caso algum item seja danificado, apenas o landlord ou a empresa responsável pelo aluguel tem a permissão para realizar a troca ou contratar alguém para fazê-lo. O inquilino só pode fazer o conserto, caso haja um acordo para isso. 

– Aqui estão algumas perguntas importantes para serem feitas quando você estiver na busca por um apartamento:

– O que está incluído no aluguel? O que não está incluído, quanto custa por mês?

– Posso fazer alterações na casa, como pintura ou decoração?

– São permitidos animais de estimação? *As províncias têm leis diferentes sobre pets*

– Há estacionamento disponível? Se sim, há custo extra por ele?

– Quem mantém a propriedade? 

– Nesse link

https://www03.cmhc-schl.gc.ca/catalog/productList.cfm?cat=48&lang=en&fr=1482420674312 você tem acesso aos relatórios atualizados referentes ao mercado imobiliário do Canadá, por província, com valores médios de aluguel e outros detalhes.

– Existem alguns sites que te ajudam na busca por apartamentos:

Craiglist: http://geo.craigslist.org/iso/ca

Kijiji: http://www.kijiji.ca/

Realtor: https://www.realtor.ca/

View it: http://www.viewit.ca/

Easy Roomate: https://www.easyroomate.com 

4Rent: https://www.4rent.ca

– A Canada Mortage and Housing Corporation é uma agência nacional de habitação do Governo do Canadá que fornece informações e ajuda relacionadas à moradia. Esse link https://www.cmhc-schl.gc.ca/newcomers/en/index.html é direcionado aos ‘newcomers’

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

Chat via Whatsapp
Send via WhatsApp