Como é a vida escolar no Canadá

|  Isaac Melo

O sistema de ensino canadense é considerado um dos melhores do mundo. Embora não exista um departamento federal ou sistema nacional de educação, cada província administra e regula seu próprio sistema educacional. Esses sistemas são geralmente semelhantes em todo o país, mas algumas variações podem ocorrer. Para aqueles que querem saber como é a vida escolar no Canadá, é importante entender essas diferenças regionais.

As crianças têm acesso ao sistema público de ensino a partir dos cinco anos, com exceção da província de Ontário que, a partir dos quatro anos, já podem começar a vida escolar no Kindergarten (Jardim de Infância). Antes disso, existem as creches (Daycare, em inglês, e, Garderie, em francês) que normalmente aceitam bebês a partir dos seis meses e as pré-escolas (Preschool), que acolhem crianças entre dois e cinco anos. Porém, a chamada educação inicial é paga e a frequência não é obrigatória. 

Ao todo, a educação básica canadense, que vai até o ensino médio (High School), possui entre 11 e 13 anos de estudos, variando de acordo com cada província. 

Creche e Pré-escola (Daycare/ Preschool): a chamada educação inicial é para crianças menores de cinco anos e é paga. Inclui creche (Daycare) e/ou pré-escola (Preschool). 

Há dois tipos de daycare: a “home”, que é um tipo de creche familiar que funciona em uma residência, onde há geralmente duas cuidadoras para até oito crianças. É mais indicada para crianças menores e bebês que precisam de um cuidado mais individualizado. A idade mínima de entrada pode variar de um local para o outro, entre dois e 18 meses. A idade limite também varia, principalmente, de acordo com a estrutura do local, podendo ser até três ou cinco anos.

O outro tipo de daycare é o que funciona em centros e que comportam mais crianças. Elas podem ser separadas em grupos, de acordo com a idade. Podem iniciar nesses centros bebês que tenham entre seis semanas e 18 meses até crianças com cinco anos. 

Há ainda as chamadas pré-escolas (Preschool). Estas são destinadas para as crianças com idades entre dois anos e meio e cinco anos. Nestas instituições consideradas como preparatórias para a entrada na escola já são destinadas mais atividades aos pequenos como aulas de música, artes, atividades físicas, além da introdução do ensino do inglês ou francês. 

Geralmente as creches e infantários funcionam das 7h às 17h. Há a possibilidade da criança ficar meio período ou em período integral. Caso seja necessário que a criança fique mais tempo além do horário regular, é preciso pagar hora extra. 

Jardim de Infância (Kindergarten): o jardim de infância é um programa normalmente com duração de um ano e oferecido em todas as províncias do Canadá para as crianças que completam cinco anos. Em Ontário, as crianças  iniciam aos quatro anos e a escola primária inclui dois anos de Jardim de Infância – Jardim de Infância Júnior (JK) e Jardim de Infância Sênior (SK). Apesar de ser oferecido e subsidiado pelo governo, a criança não é obrigada a frequentar o jardim de infância se não for a vontade dos pais. 

Escola Primária/ Ensino Fundamental (Elementary School): o ensino primário normalmente vai da 1ª à 8ª série (6 aos 14 anos). Também pode variar de província para província. É nessa faixa etária que começa a obrigatoriedade de se frequentar a escola, que é em período integral. Em algumas províncias, o ensino fundamental vai até o 5° ano. E, do 6° ao 9° ano, chama-se Middle School (ou Junior High School.) 

Ensino Médio (Secondary ou High School): o ensino médio normalmente vai do 9º ao 12º ano (14 aos 18 anos). Termina no 12º ano em todas as províncias, exceto em Quebec. Em Quebec, após a 11ª série, os alunos seguem para um programa pré-universitário. 

Após a graduação no ensino médio, o aluno pode ir para um college ou uma universidade. A diferença é que os colleges são mais focados em carreiras e voltados ao mercado de trabalho. Já as universidades seguem programas focados em áreas acadêmicas. 

Calendário escolar – O ano letivo começa em setembro e termina em junho. Ao longo desse período, há o Winter Break (férias de inverno) nas últimas duas semanas de dezembro. Há o Spring Break (férias de primavera) de duas semanas no início da estação e o Summer Holidays (férias de verão) nos meses de julho e agosto. Há também os chamados Pro-D Day (Pro Development Day) que são treinamentos dados aos professores e, nesses dias (geralmente às sextas-feiras), os alunos não têm aula. Lembre-se que as datas desses breaks e também do Pro-D são fornecidas pelas escolas e podem variar de acordo com cada instituição.

Horário – O horário escolar é das 9h às 15h. Para os responsáveis que precisam trabalhar ou estudar em horário integral, é necessário colocar a criança nos chamados Child Care (que podem ser BEFORE – antes das 9h; AFTER – depois das 15h). Os Child Care são bem concorridos, portanto é preciso se programar com antecedência para conseguir vaga. Esses programas são pagos e os valores variam dependendo da região.

Aprender em outra língua – As escolas públicas no Canadá estão muito bem preparadas para receber as crianças estrangeiras que ainda não dominam o inglês ou o francês. Esses alunos são tirados de suas classes em média quatro vezes por semana para aulas extras, onde vão interagindo aos poucos com o novo idioma. Além disso, o próprio contato diário com os colegas e professores, e a facilidade das crianças em absorver novas informações, fazem com que esse aprendizado aconteça bem rápido e naturalmente. Uma vez que o Canadá é um país bilíngüe, escolas de língua inglesa e de língua francesa estão disponíveis em todo o país (mesmo em áreas onde uma língua é mais comumente falada do que a outra).

Uniforme e alimentação – As escolas públicas não pedem uniforme e não oferecem almoço. Os alunos usam suas próprias roupas e levam de casa seus lanches e almoços. Algumas escolas oferecem um almoço pago todos os dias ou alguns dias da semana, irá depender realmente da região que você morar.

Taxa escolar – No início do ano letivo as escolas pedem uma taxa para agenda e material básico. É um valor baixo e bem acessível. Ao longo do ano letivo, as crianças participam de passeios chamados Field Trip, e geralmente a escola pede uma contribuição para pagar o transporte. Porém, se alguma família não puder realmente pagar esses valores que a escola solicita, basta conversar com a direção e eles a isentam.

Subsídios – Subsídios financeiros estão disponíveis para algumas famílias, com base na necessidade. As decisões são com base nas regras de elegibilidade e no teste de renda, esses variam entre as províncias. É recomendado procurar os conselhos escolares para ter acesso às informações e à documentação necessária para fazer sua solicitação.

Residentes temporários têm direito a escola gratuita para seus filhos?

– Todos os filhos de residentes têm direito a educação pública. Isso inclui filhos de pais que estão com visto de trabalho (work permit), refugiados e imigrantes.

– Estudantes internacionais matriculados em cursos em tempo integral podem matricular seus filhos em escolas públicas canadenses. As regras e particularidades para esse benefício dependem da província de destino. 

Como matricular o seu filho? 

O órgão que coordena todo o sistema educacional na província se chama School Board. Cada região tem o seu próprio, ou seja, se você mora, por exemplo, em Vancouver, deve se reportar ao Vancouver School Board. Porém, se mora em Burnaby (cidade ao lado de Vancouver) já será o Burnaby School Board. Há muitas escolas em cada região e o estudante é alocado de acordo com seu endereço residencial. O School Board é quem determina a escola onde a criança irá estudar (baseado no endereço) e a série (baseado no ano de nascimento). 

Passo a passo para realizar o processo de matrícula:

1. Procurar online o endereço da School Board da sua região e ir lá pessoalmente.

2. Levar os seguintes documentos:

  • Comprovante de residência no Canadá (pode ser Contrato de
    Aluguel)
  • Passaporte dos responsáveis e da criança
  • Documento oficial do status no Canadá dos responsáveis e da criança
    (Work Permit /Study Permit)
  • Certidão de nascimento da criança (original e traduzida)
  • Histórico Escolar (original e traduzido)
  • Carteira de Vacinação (apenas original)

Importante: a tradução dos documentos deverá ser feita por um tradutor juramentado (no Brasil ou no Canadá). Caso prefira fazer a tradução no Canadá, no próprio School Board indicam uma lista de tradutores oficiais da província. Lembre-se que estes são os documentos padrões, o School Board poderá pedir documentos extras sem aviso prévio.

Dependendo da idade da criança, o School Board poderá marcar um dia para aplicar uma prova de inglês e outra de matemática. Nesse dia, o School Board poderá fazer uma apresentação de slides para os responsáveis de como funciona o sistema educacional.

Após a entrega de um documento oficial do School Board com o nome da escola e a série (grade) do aluno, os responsáveis devem se dirigir à escola para que seja feita a matrícula da criança. Caso não haja vaga (o que pode acontecer dependendo da época do ano letivo), a escola fará a transferência para uma escola mais próxima. 

Para mais informações sobre estudo e moradia no Canadá acesse o site da HiBonjour.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário