Quero imigrar para o Canadá: conheça os caminhos possíveis através dos estudos

Quando se fala em imigração, o Canadá está sempre na lista de mais procurados, e não é difícil imaginar o porquê: o país é referência em qualidade de vida. Conquistou em 2021 o primeiro lugar no Best Countries Report – uma pesquisa anual feita pelo U.S. News & World Report em parceria com o BAV Group e a Wharton School da University of Pennsylvania que mede o nível de qualidade de vida dos países levando em conta diversos fatores. Além disso, o país ocupa uma posição de destaque quando o assunto é educação. Recebeu o título de  Tier 1 (excelência no ensino) no relatório  Social Progress Index de 2020.

Com base nisso é possível perceber que o Canadá tem vários fatores de ouro para atrair imigrantes: qualidade de vida, educação cinco estrelas e, é claro, um mercado de trabalho atrativo e em expansão.

Esse cenário faz com que a imigração para o país cresça a cada dia com o aval e criação de políticas públicas do governo canadense voltados à imigração de trabalhadores qualificados. Recentemente, foi anunciado o Plano de Níveis de Imigração 2022-2024 que pretende atrair para o país cerca de 1,3 milhão de imigrantes com o objetivo de ocupar as vagas em aberto do mercado de trabalho.

  • Como me tornar um trabalhador qualificado e atraente para o Canadá?

Como os dados mostram, o Canadá se destaca na educação e no mercado de trabalho altamente competitivo, e é isso que o país procura nos candidatos à imigração: trabalhadores qualificados prontos para alimentar a economia.

Segundo o governo canadense “a imigração é responsável por quase 100% do crescimento da força de trabalho do Canadá. Aproximadamente 75% do crescimento populacional do Canadá vem da imigração, principalmente na categoria econômica.”

É possível perceber que a chave para a imigração no Canadá é o mercado de trabalho e a chave para entrar no mercado canadense é a qualificação. Portanto, um dos melhores caminhos para a imigração canadense é procurar a educação no país.

O Canadá oferece muitas opções para quem quer se qualificar e morar no país, e é possível achar possibilidades que se encaixem nos planos de cada um. Cada imigrante terá um plano Canadá único de acordo com o seu orçamento, seu grau de instrução no país de origem, seu nível de inglês e francês e em qual setor pretende trabalhar.

  • Quais os tipos de estudo o Canadá oferece?

Antes de entender como funciona a educação superior no Canadá, é bom conhecer os programas de aperfeiçoamento de línguas, uma vez que os cursos superiores e o próprio país vão exigir um bom nível de inglês e/ou francês, as línguas oficiais.

Uma das opções mais conhecidas para aprender línguas é o intercâmbio que consiste em uma viagem, onde o estudante vai para outro país com a intenção de se imergir totalmente na língua e na cultura. O intercâmbio é recomendado para qualquer nível de inglês ou francês, e a duração, horas de aulas, escola de idioma, etc. Tudo isso vai variar de acordo com as necessidades do aluno.

Existe também o programa Pathway, ele é mais indicado para quem já tem algum nível de entendimento da língua, mas ainda não conseguiu alcançar os níveis exigidos pelas instituições de ensino superior. Os programas de Pathway oferecem as opções de curso presencial e online, este último bem interessante para aqueles que desejam começar a estudar estando ainda no Brasil.

Quando chegar ao nível de idioma exigido pelas instituições, existem várias possibilidades de estudo:

  • Career College ou Certificates: instituições privadas especializadas no equivalente canadense de cursos técnicos ou profissionalizantes. São cursos rápidos – com duração de 6 meses a 2 anos –  com estágio profissional – focados em educação para o mercado;
  • College ou Diploma: são instituições públicas ou privadas, também são programas voltados para o ensino de carreira, porém tem um tempo de duração mais longo do que as Career Colleges – 1 a 4 anos;
  • Universidades, Bachelor(BA) ou Undergraduate Programs: são instituições públicas ou privadas que têm programas de graduação mais tradicionais – voltados para o meio acadêmico e para a pesquisa – isso não quer dizer que eles não sejam aceitos no mercado, mas essas graduações são normalmente mais teóricas e de mais longa duração – a partir de 4 anos em tempo integral;
  • Pós graduação ou Graduate Programs e Masters: Os cursos de pós-graduação e masters são voltados para a área acadêmica e pesquisa e por isso exigem um inglês mais avançado – a duração e a aplicação no mercado desses cursos vai depender muito da instituição e da área de estudo escolhidas.
  • Como eu posso usar o estudo para imigrar para o Canadá?

Alguns cursos no Canadá oferecem o PGWP, Post Graduation Work Permit, que permite ao aluno recém formado trabalhar no Canadá de 8 meses até 3 anos dependendo do curso. O mesmo benefício é estendido para o cônjuge, que pode trabalhar full time durante o período de estudos e também no período do PGWP de quem estará acompanhando. Os filhos, caso existam, têm acesso a escola pública durante esse período. Essa é uma forma de estar por uns bons anos legalmente no país e de conseguir a residência permanente; A experiência de emprego no Canadá te dará pontos nos processo imigratório mais famoso do país que é o Express Entry.

O Express Entry é um pool com candidatos que pretendem morar no país mantido pelo governo federal canadense e esses candidatos serão selecionados caso tenham um bom profile aos olhos do governo: educação de interesse para o país, idade, experiência profissional no Canadá, níveis das línguas oficiais o inglês e o francês, ofertas de emprego e sua adaptação com a cultura local.

Outra maneira que a educação no Canadá pode ajudar na imigração é o networking que o ambiente de ensino pode oferecer – ao contrário das instituições de ensino superior no Brasil os professores e as próprias instituições canadenses tendem a ser muito envolvidas no mercado de trabalho e esses ambientes oferecem oportunidades de trabalho dentro das próprias instituições e fora delas na forma de estágios profissionais ou CO-OP, que botam os alunos dentro do mercado de trabalho.

Se interessou por estudar no Canadá e dar o primeiro passo na sua carreira internacional?

Clique no link abaixo e marque uma consultoria gratuita com a Hi Bonjour!


Agende aqui

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

Chat via Whatsapp
Send via WhatsApp