A educação na Austrália é amplamente reconhecida por sua qualidade e inovação, atraindo estudantes de todo o mundo. Quem escolhe o país como destino e têm filhos em idade escolar pode matriculá-los filhos em escolas australianas.
Os tipos de escolas disponíveis variam entre públicas e privadas, mas para os residentes temporários, existem exigências relacionadas à matrícula e tarifas que variam de acordo com o local onde se está morando. Em alguns casos, os pais podem solicitar taxa de isenção. A inscrição em uma escola pública é geralmente aceita para a duração do visto dos pais e está sujeita à política e aos termos e condições de admissão.
Educação Primária e Secundária para alunos internacionais na Austrália
A educação é obrigatória para crianças entre 6 e 17 anos. As escolas primárias dão apoio a estudantes internacionais com o aprendizado do inglês, enquanto realizam aulas normais com os demais estudantes.
Já o aluno do ensino secundário, precisa de boas habilidades de língua inglesa, sendo assim, pode ser exigido que ele faça um curso de inglês intensivo antes de ingressar na sua nova escola caso não tenha o nível desejado de conhecimento do idioma.
As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30. O calendário escolar é dividido em quatro termos (ou sessões) que, geralmente, começam no final de janeiro ou início de fevereiro e seguem até dezembro. Há um curto intervalo entre os termos e um intervalo longo no verão.
Childcare – de 0 a 5 anos
Se o seu filho ainda não possui idade escolar, é possível colocá-lo em uma Childcare, que são centros de assistência à infância, que atendem crianças do nascimento até os cinco anos de idade. O governo estabelece limites para o número de crianças em cada centro, por isso é importante ficar atento aos prazos de inscrição.
O horário de funcionamento das “childcare” é das 7h às 18h nos dias úteis. Porém, algumas ficam abertas por mais tempo. A diária custa, aproximadamente, 80 dólares australianos.
Ensino Superior
O ensino superior na Austrália se destaca por sua excelência acadêmica, diversidade de programas e foco em resultados práticos, atraindo estudantes de todo o mundo em busca de uma experiência de aprendizado enriquecedora e transformadora.
São mais de 43 universidades públicas e privadas reconhecidas internacionalmente por sua qualidade e rigor acadêmico, além de TAFE (Technical and Further Education) institutions que oferecem cursos profissionalizantes e técnicos em diversas áreas.
Uma ampla gama de cursos de graduação e pós graduação com foco em pesquisa de ponta e desenvolvimento profissional e um processo de solicitação de visto de estudo para a Austrália relativamente simples e rápido.
Tirou todas as suas dúvidas sobre a educação na Austrália? Ainda não? Entre em contato com a gente e embarque numa super aventura pela Austrália com a ajuda da HiBonjour.