Career College no Canadá: a educação direcionada ao mercado de trabalho

Você tem o sonho de estudar no Canadá mas sempre tem algo no seu caminho? Seu inglês ainda não chegou no tão sonhado avançado? Você tem um budget de filme indie mas as colleges pedem produção hollywoodiana? Você quer uma experiência mais dinâmica, rápida com a cara do mercado e parece que nenhum currículo se encaixa nessa descrição? Talvez a educação em uma career college seja para você.

Mas, o que é Career College?

Um modelo de educação superior pouco conhecido no Brasil, Career Colleges são instituições privadas especializadas no equivalente canadense de cursos técnicos ou profissionalizantes. São cursos rápidos – com duração de 6 meses a 2 anos –  com estágio profissional e que têm como objetivo principal fazer o estudante vivenciar o mercado de trabalho local. 

Quais as vantagens de ingressar em um Career College?

  • Preço: os programas ofertados pelos career colleges têm valores mais acessíveis se comparados aos cursos de colleges públicos e universidades. Há programas a partir de CAD 7.000 por ano.
  • Exigência do idioma: o nível exigido é menor, e alunos são aceitos a partir do inglês intermediário. 
  • Foco na carreira: os currículos diferenciados também são atrativos das instituições. Career colleges, como o nome mesmo exemplifica, são formações voltadas para a carreira, por isso o currículo de ensino é feito sob medida para as necessidades do mercado, tornando o aprendizado mais dinâmico e interessante.
  • Mais rápidos: os cursos têm duração entre 6 meses a 2 anos, ou seja, uma carga horária mais enxuta. 
  • CO-OP: a grande maioria dos programas de career college oferecem estágio obrigatório (CO-OP), o que possibilita ao aluno trabalhar na área do curso, além de infinitas oportunidades de networking e experimentação sob a tutela de profissionais inseridos no mercado. Além do estágio, os programas do Career College permitem ao estudante trabalhar até 20h semanais enquanto estuda e, em tempo integral, durante os chamados “breaks”.

Os cursos ofertados são de quais áreas?

Os cursos oferecidos se concentram nas áreas de negócios, TI e hospitalidade, áreas em grande crescimento no Canadá  e no mundo. Segundo o Job Bank Canada, site nacional de oportunidades de emprego, apenas a cidade de Vancouver, oferece mais de 107.000 vagas na área de hospitalidade atualmente.

Colleges que oferecem Career Programs 

  • Canadian College of Technology and Business:

O CCTB tem seu campus em Vancouver, uma cidade muito importante no oeste do Canadá. A instituição oferece cursos nas áreas de administração, hospitalidade e marketing digital, todos com opção de CO-OP. 

  • Toronto School of Management:

 A TSoM está localizada em Toronto, que é o maior centro financeiro e a mais populosa cidade canadense. Oferece cursos nas áreas de análise de dados, cibersegurança e marketing digital. 

Cashback!

Um outro grande atrativo do investimento em career college é a possibilidade de reaver o dinheiro investido em um curto prazo. Como? Começando pelo montante de investimento inicial, que é abaixo da média de outros programas educacionais. Além disso, os cursos têm o foco voltado para a empregabilidade; os colleges ajudam no processo da busca pelas vagas de estágio; é possível trabalhar enquanto estuda, sem falar no mercado de trabalho do Canadá que precisa demais de mão de obra qualificada. 

Pronto! Entendendo este cenário, vamos fazer contas: 

Neste primeiro exemplo, um aluno cursando a modalidade Fast Track iria desembolsar inicialmente CAD 7.000 para um curso de 24 semanas. Nessa modalidade o aluno pode trabalhar 24 semanas de modo part-time (enquanto estuda) e 28 semanas em full-time (sendo 4 semanas de “break” – entre o fim das aulas e início do estágio – e 24 semanas no estágio obrigatório remunerado).

Fazendo as contas com o valor do mínimo pago por hora, o aluno poderia reaver integralmente o valor do curso (CAD 7.000) e ainda sobraria em torno de CAD 17.000, caso trabalhasse todo o período. 

Neste outro exemplo, o aluno optou pela modalidade CO-OP Work and Study, que tem um intervalo entre o fim das aulas e o início do estágio maior. Ou seja, mais tempo para trabalhar full-time antes do estágio.

Com um investimento inicial de CAD 8.000 e com a possibilidade de trabalhar 24 semanas em regime part-time e 49 semanas em full-time, o aluno conseguiu reaver o valor investido no curso e ainda embolsou aproximadamente CAD 29.000.

Career College serve para quem quer imigrar? 

Com certeza! A educação em career colleges pode te ajudar em vários pontos no seu plano Canadá:

  • Imersão no inglês: ao cursar uma career college você estará completamente imerso no idioma inglês no seu dia-a-dia, aumentando o nível do seu inglês muito rapidamente;
  • Trabalho e networking: as instituições que oferecem os career colleges te ajudarão a encontrar um estágio na sua área e essa porta de entrada no mercado canadense pode te proporcionar um emprego que te ajudará no processo de imigração;
  • Possibilidade de ingressar em um college público ou universidade: com experiência de moradia e trabalho canadenses a possibilidade de entrar em uma dessas instituições cresce.

Depoimento de quem viveu a experiência:

“Quando terminei o ensino médio, meu pai me incentivou a vivenciar uma experiência no exterior antes de cursar uma graduação. Fiz um intercâmbio de idiomas no Canadá. Depois dessa experiência, resolvi cursar um programa de Career College. Encontrei nessa modalidade uma oportunidade de obter um diploma de ensino superior para atuar no mercado de trabalho canadense e fazer networking durante o estágio”.

 

 

“Quando terminei o ensino médio, meu pai me incentivou a vivenciar uma experiência no exterior antes de cursar uma graduação. Fiz um intercâmbio no Canadá pela Hi Bonjour para estudar francês. Depois dessa experiência, resolvi cursar um programa de Career College. Encontrei nessa modalidade uma oportunidade de obter um diploma de ensino superior para atuar no mercado de trabalho canadense e fazer networking durante o estágio”.

Letícia Santos, estudante de Marketing Digital. 

E aí? Ficou interessado? Acha que estudar um programa de Career College é pra você? Se você quer saber mais para dar início a sua jornada rumo ao Canadá, agende um bate-papo com uma das consultoras educacionais da Hi Bonjour. Aproveita! O primeiro encontro é gratuito! 😉 


Agende aqui

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

Chat via Whatsapp
Send via WhatsApp